MENU

Bibliotecas Sociais: Espaços de cidadania, ação e impacto é o tema do 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva

Evento voltado a profissionais e gestores da cultura, biblioteconomia e educação terá convidados do Brasil e do exterior

TAíS LOPES
10/09/2025 10h36 - Atualizado há 2 horas
Bibliotecas Sociais: Espaços de cidadania, ação e impacto é o tema do 16º Seminário Internacional Biblioteca
Divulgação institucional
Refletir sobre o papel social das bibliotecas no Brasil e no mundo é o objetivo central do 16º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que acontece entre 23 e 25 de setembro de 2025, em São Paulo. Com o tema Bibliotecas sociais: espaços de cidadania, ação e impacto”, o evento vai reunir profissionais da área, especialistas nacionais e internacionais, gestores públicos, escritores e pesquisadores para compartilhar experiências, debater políticas públicas e ampliar a visão sobre o impacto das bibliotecas como espaços de transformação cultural, comunitária e cidadã.
O Seminário é realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, por meio do SisEB – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, com gestão da SP Leituras. A programação inclui mesas-redondas, painéis, cursos, apresentações de pôsteres e encontros com escritores.
Entre os temas das mesas estão acessibilidade cultural, proteção de dados e desinformação, remição de pena pela leitura, competências sociais para profissionais de biblioteca, além da apresentação de práticas em bibliotecas localizadas em territórios vulneráveis, clubes de leitura em presídios e selos editoriais de independentes.
Estão confirmadas participações de nomes internacionais como Leslie Kuo (Biblioteca Municipal de Pankow, Alemanha), Gunther Kunze (Biblioteca Central e Estatal de Berlim), Emeline Pierre (Universidade de Montreal) e Felipe Meneses-Tello (Universidade Nacional Autônoma do México), além de representantes de projetos sociais e redes de leitura de vários estados brasileiros, como a jornalista Silvana Bahia, da plataforma PretaLab e Luciana Garcia, escritora e idealizadora do podcast “Conversas Atípicas”.
"As bibliotecas sociais operam com um olhar sensível sobre os territórios, reconhecendo seus desafios e potências. Elas promovem vínculos, acolhimento e transformação a partir do conhecimento e da escuta ativa. O Seminário é um espaço para valorizar essas experiências e fortalecer redes que fazem a diferença na vida das pessoas”, explica Marília Marton, Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
O evento, gratuito e aberto ao público, acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo em 23 e 24 de setembro. Já em 25 de setembro, as atividades acontecem presencialmente na Biblioteca de São Paulo e no Goethe-Institut São Paulo, e na Biblioteca Parque Villa-Lobos a transmissão ao vivo de webinar. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial.

O Seminário Internacional Biblioteca Viva é patrocinado pela Odilo, com parceria do Goethe-Institut São Paulo, Escritório do Québec em São Paulo e Centro da Francofonia das Américas, e apoio institucional da Associação Museu Afro Brasil, Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Diadema, CDP Santo André - Centro de Detenção Provisória de Santo André, Conselho Regional de Biblioteconomia da 6ª Região - Minas Gerais e Espirito Santo, Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Grupo Marista, Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas e Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará - Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Ministério da Cultura.


SERVIÇO
16º Seminário Internacional Biblioteca Viva – Tema: Bibliotecas Sociais
Programações e inscrições pelo site oficial
Entrada gratuita

23 e 24 de setembro | 9h às 17h30
Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo – SP, 05402-000 Próximo à estação Clínicas do Metrô (Linha 2- Verde)



25 de setembro

- Biblioteca de São Paulo | 9h30 às 13h30
Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, Santana, Parque da Juventude, São Paulo, SP Ao lado da estação Carandiru do Metrô (Linha 1-Azul)

- Biblioteca Parque Villa-Lobos | 14h30 às 17h
Av. Queiroz Filho, 1.205, Alto de Pinheiros, Parque Villa-Lobos, São Paulo, SP Próxima à estação Villa Lobos-Jaguaré da Via Mobilidade (Linha 9-Esmeralda)



Rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo – SP
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
TAÍS LOPES RAIDER
[email protected]


Notícias Relacionadas »