Entre os dias 17 e 21 de setembro, o Rio de Janeiro vai sediar as Competições Senac 2025, o maior circuito educacional do país para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Estudantes do Senac em Minas, das unidades de Barbacena, Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia, concorrerão ao título nacional com representantes de 22 estados e do Distrito Federal.
A expectativa é que o evento reúna até 12 mil pessoas no Riocentro. Acompanharão a competição empresários, docentes, experts e as principais lideranças do Sistema Comércio. E para que novos públicos possam conferir esse cenário inspirador, estão previstas também caravanas escolares.
Este ano, a disputa chega com novidades. Além de provas de Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante, entram no circuito novas modalidades. São elas: Confeitaria, Técnico em Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações Web e Mobile.
As provas consistem em simulados de alta fidelidade, que reproduzem os ambientes e desafios do mercado de trabalho. Os competidores são expostos a diversos desafios durante as provas na semana, sendo avaliados por técnicos especialistas em cada área. Os vencedores de cada ocupação se classificam e conquistam a oportunidade de disputar a WorldSkills, um das principais e maiores competições mundiais, que vai acontecer em Shangai, na China em 2026.
Senac em Minas na disputa
Pela primeira vez, o Senac em Minas enviará delegação para 100% das ocupações. Confira a relação dos representantes mineiros em cada categoria:
Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, comemora a representação em 2025 e reforça o papel estratégico do ensino profissionalizante. “É com orgulho que celebramos a participação inédita de Minas Gerais em todas as ocupações das Competições Senac. Esse marco reafirma o nosso compromisso com uma educação que transforma vidas, impulsiona talentos e acompanha as evoluções do mundo do trabalho com inovação e técnica”, afirma.
O Senac em Minas participou pela primeira vez em 2008 da Olímpiada do Conhecimento promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Em 2016, o Departamento Nacional do Senac criou as Competições Senac de Educação Profissional, voltadas exclusivamente para atividades do comércio de bens, serviços e turismo. De lá para cá, diversos alunos e avaliadores representam a instituição nacional e internacionalmente.
A instituição mineira tem uma medalha de prata ao nível mundial, na WorldSkills, em 2019, na Rússia, com Miriam de Paula, de Belo Horizonte, em Cuidados de Saúde e Apoio Social. Já a docente Elisângela Almeida participou como Expert Nacional (expert) por duas vezes: em 2019 e em 2024, quando o Brasil conquistou a segunda prata na mesma modalidade com uma aluna do Paraná.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Luciana Rodrigues d'Anunciação
[email protected]