MENU

CAM-CCBC promove curso sobre arbitragem em MG

Seminário gratuito, que ocorre em 11/09, no auditório da Faculdade Milton Campos, em Nova Lima, é destinado a advogados, estudantes e interessados nesta prática

PEDRO AUGUSTO
10/09/2025 10h21 - Atualizado há 3 horas
CAM-CCBC promove curso sobre arbitragem em MG
Reprodução/CAM-CCBC
Representantes do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC) estarão na Grande Belo Horizonte (MG), na próxima quinta-feira, dia 11 de setembro, em evento voltado para a difusão do conhecimento sobre arbitragem como método adequado para solução de conflitos. A iniciativa da instituição, que responde por 43,3% das arbitragens administradas pelas principais câmaras que operam no País, segundo pesquisa conduzida pela professora e advogada Selma Lemes, tem como objetivo promover essa prática entre profissionais do Direito e demais partes interessadas, em todo o território nacional.
O seminário gratuito Advogando em Arbitragens vai ocorrer, das 9 às 17 horas, no auditório da Faculdade Milton Campos, localizado na Rua Senador Milton Campos, 202, Vila da Serra, em Nova Lima. Os participantes terão a oportunidade de participar de uma imersão prática sobre o tema, com troca de experiências e networking. Embora sem custos aos interessados, as inscrições precisam ser feitas antecipadamente pelo Sympla.  
A programação está organizada em quatro módulos que serão ministrados pelos professores Natália Diniz (Mestre em Direito Processual pela USP); Victoria da Silveira (Especialista em Direito e Tecnologia pela NOVA Universidade de Lisboa); Felipe Moraes (Mestre em Direito Privado pela PUC-MG); Ana Flávia Furtado (Secretária-Geral Adjunta do CAM-CCBC, Bacharel em Direito pela PUC-MG e MBA em Relações Internacionais pela FGV); Leonardo Polastri (Mestre e Bacharel em Direito pela UFMG); Pedro Martini (Advogado em Nova York, Mestre pela University of California); Suzana Cremasco (Doutora em Direito pela UFMG); e Felipe Greco (Professor de Direito Internacional Privado e Direito Constitucional na PUC-MG ).
Em 2024, o CAM-CCBC apoiou e organizou iniciativas para a regionalização de métodos para a resolução de conflitos semelhantes em diversos estados, incluindo Minas Gerais, Brasília, Ceará, Bahia, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Somente no último ano, foram firmados quatro novos acordos de cooperação, sendo um deles com o IArB.

Crescimento da arbitragem
A arbitragem no Brasil vem se se consolidando ano após ano como um método eficaz de resolução de conflitos. O relatório Facts & Figures 2024, do CAM-CCBC, indicou um aumento no número de processos de arbitragem, envolvendo partes registradas em diversos estados brasileiros. Minas Gerais, por exemplo, representa 6,76% na participação em processos arbitrais. Em âmbito nacional o CAM-CCBC contabilizou 148 casos em 2024, entre arbitragens, arbitragem expedita, árbitros de emergência e mediações, o que representa crescimento de 7,3% em relação aos 138 procedimentos do ano anterior. Outro dado relevante é o aumento da participação de partes estrangeiras, que passou de 5,88% para 14,4% em 2024, evidenciando a crescente internacionalização da arbitragem no país.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO AUGUSTO DIAS DA SILVA
[email protected]


FONTE: Cangerana Comunicação
Notícias Relacionadas »