A Inteligência Artificial (IA) já deixou de ser uma realidade somente de grandes marcas de tecnologias e adentrou na realidade de empresas de qualquer setor há tempos. Para quem vê de fora, parece que a aplicabilidade da inovação no marketing é reduzida às produções audiovisuais, no entanto, quem atua nesta área sabe da importância da IA para além de uma entrega ou produto final. O consultor e professor, Fábio Pérez, estuda as melhores práticas com a ferramenta no live marketing já há alguns anos e se tornou uma peça fundamental para a Estalo, agência de marketing 360º, neste ano.
A contratação de Fábio, como Head do Núcleo de Inovação, tem o objetivo de expandir a ideia da Inteligência Artificial no time da Estalo - tanto no planejamento e na criação das ativações, quanto em outras áreas operacionais.
“A gente sempre encontra um pouco de resistência quando tratamos desse assunto, mas basta algumas demonstrações para convencer de que a IA é benéfica aos colaboradores. Um dos motivos principais é a melhoria da qualidade de vida. Muitos processos são otimizados e potencializados quando unimos a ferramenta ao profissional. Assim, há um menor gasto de tempo e estresse para executar uma determinada função”, destaca Fábio, que faz questão de ressaltar a palavra união nessa transformação do dia a dia.
A Inteligência Artificial não rouba empregos, pois depende de um ser humano para a executá-la. Por isso, mesmo em uma tarefa operacional, por exemplo, é preciso alguém que tenha os conhecimentos na área e que seja capaz de treinar, orientar e avaliar o uso da ferramenta. A Estalo é uma das pioneiras no live marketing a aplicar a IA fora dos estandes, photo opportunities e ativações de marca.
IA no Live Marketing
Para as entregas do live marketing, em si, é possível observar bastante a ferramenta por meio da IA generativa, que permite a personalização de experiências e reforça a missão da Estalo de proporcionar experiências únicas, por exemplo.
Antes da montagem, no início do processo, com o briefing, a IA também é crucial para reduzir o prazo junto aos fornecedores e os próprios clientes, como reforça Fábio. “Nós chegamos em um ponto que até os nossos clientes já trazem demandas e exemplos advindos da Inteligência Artificial. Isso facilita a vida de quem pensa na concepção do produto final e, claro, agiliza o desenvolvimento em um setor como o live marketing, que é sempre guiado por prazos apertados.”
A Estalo, ao criar um Núcleo de Inovação e contratar um especialista em IA - que também tem experiência de 24 anos com criação em agências de marketing - espera estar à frente das tendências no futuro. “Em um primeiro momento, é certo que precisamos trabalhar a implantação da IA na rotina dos colaboradores. No entanto, com o passar do tempo e em conjunto com as equipes, a otimização dos processos dará espaço à construção de novos produtos cada vez mais personalizados e potencializados”, projeta Fábio.
Para Maíra Holtz, a institucionalização de um Núcleo de Inovação foi natural. A sócia-diretora se mantém atualizada constantemente e fica atenta ao que o mercado e a sociedade pedem. “Se existe uma ferramenta, uma tecnologia, uma ideia que nos renderá frutos, não há motivos para nos fecharmos no tradicional. É justamente o contrário, estamos sempre estudando e analisando novas possibilidades. A Inteligência Artificial trouxe, traz e trará resultados para diversos setores da sociedade, então, ter um núcleo voltado somente a ela aqui na Estalo já era uma iniciativa prevista”.
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FABIO DESPONTIN MALVEZZI
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