O mercado de live marketing está em franca expansão e, dentro dele, os segmentos com maior crescimento são infantil, esportivo e cultural. Segundo dados da Associação de Marketing Promocional (AMPRO), o setor como um todo cresceu 18% no Brasil de 2023 para 2024; e o público “famílias com crianças até 12 anos” representa 22% das ativações presenciais atualmente. No cenário global, de acordo com a Allied Market Research (2022), o Children Entertainment Centers Market (Mercado de Centros de Entretenimento Infantil) deve movimentar cerca de US$ 30.7 bilhões até 2032, crescendo a uma taxa anual de 10,6%.
Esse avanço reflete uma mudança de comportamento nas famílias brasileiras: 81% dos pais afirmam preferir marcas que promovem experiências educativas e sustentáveis para seus filhos (NielsenIQ & Opinion Box. 2024). Além disso, 65% dos consumidores acreditam que ações presenciais para esse público criam conexões emocionais mais fortes do que campanhas digitais (AMPRO 2024).
Marcas apostam em experiências e ativações para crianças
O crescimento do setor vem estimulando novas formas de interação entre marcas e famílias. A Nestlé, por exemplo, criou a Bebeteca Mucilon na Estação Ferroviária de Caruaru-PE, em pleno São João. Em parceria com a Estalo, agência de marketing 360º, a marca criou um espaço itinerante que reuniu fraldário, área de cuidados, atividades lúdicas, interação com personagens e degustações. O objetivo foi simples e repleto de carinho e cuidado: proporcionar conforto e entretenimento tanto para os pequenos quanto para os pais.
Para a sócia-diretora da Estalo, Maíra Holtz, o segredo está em compreender que o público infantil não é apenas espectador, mas parte ativa do processo de live markting. “As crianças também consomem experiências, mas é preciso pensar além do consumo imediato. São vivências geracionais, que fortalecem laços e deixam marcas emocionais para toda a vida”, afirma Maíra.
Segundo ela, quando as marcas criam espaços de convivência, que acolhem pais e filhos, o retorno vai além da visibilidade.
“Ativações que envolvem toda a família criam conforto, diversão e lembranças afetivas, gerando conexões emocionais mais duradouras. oportunidade a mais para as marcas se tornarem parte dessas memórias”, completa.
Mercado internacional reforça tendência
Em escala global, grandes marcas também vêm consolidando essa estratégia, como os exemplos a seguir, que mostram como o live marketing infantil se transformou em uma ferramenta mundial de engajamento emocional e educacional.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FABIO DESPONTIN MALVEZZI
[email protected]