MENU

Senac forma mais de 600 técnicos em sete cidades do Sul de Minas

Qualificação atende à demanda do mercado e gera histórias de transformação, como a de aluno que salvou colega com técnica aprendida no curso

RODRIGO CUPERTINO
10/09/2025 16h16 - Atualizado há 3 horas
Senac forma mais de 600 técnicos em sete cidades do Sul de Minas
Senac
Entre os meses de agosto e setembro, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, está formando 602 alunos em cursos técnicos no Sul de Minas, nas unidades de AlfenasGuaxupéItajubáPoços de CaldasPouso AlegreTrês Corações e Varginha. A entrega desses profissionais ao mercado ocorre em um momento de alta demanda por mão de obra qualificada em setores estratégicos da economia regional.
 

As formações abrangem áreas como Administração, Estética, Agronegócio, Informática, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Segurança do Trabalho, Nutrição e Dietética, Contabilidade, Redes de Computadores e Enfermagem. As unidades em Três Corações e Pouso Alegre concentram metade dos concluintes, com destaque para os cursos dos segmentos de Gestão de Negócios e Segurança.
 

Entre os novos profissionais está Railan Cássio Pereira Galdino, de 20 anos, aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho em Três Corações. Railan protagonizou uma situação que ilustra o impacto direto da formação técnica na vida real: durante o almoço em seu local de trabalho, em uma grande empresa do ramo agrícola da região, um colega se engasgou e não conseguia respirar. Railan aplicou a manobra de Heimlich, técnica aprendida nas aulas de primeiros socorros durante o curso no Senac, e conseguiu salvar a vida do colega. O gesto rendeu a ele um certificado de reconhecimento da empresa, onde atua na área de manutenção.
 

“A empresa valoriza muito a segurança e tenho certeza de que o curso me ajudou a conseguir essa vaga. O curso é muito mais do que conseguir um diploma, um certificado não vale nada se você não sabe aplicar. Conhecimento é a base de tudo e foi graças a ele que consegui salvar uma vida.”
 

Segundo Nadim Donato, presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac, os resultados refletem os objetivos da instituição. “O objetivo dos nossos cursos técnicos é formar profissionais preparados para atuar com responsabilidade, competência e segurança. Quando vemos um aluno aplicando esse conhecimento para salvar uma vida, temos a certeza de que estamos cumprindo nossa missão”, destaca.
 

Formação técnica fortalece oportunidades no Sul de Minas
 

Das sete unidades do Senac na região, no período, Três Corações lidera o número de formandos, com 238 concluintes em 15 turmas. Em seguida aparecem Pouso Alegre, com 131; Poços de Caldas, 80; Varginha, 47; Itajubá, 43; Alfenas, 33; e Guaxupé, 30. A maioria das turmas está concentrada em cursos de gestão, tecnologia, saúde e segurança, áreas em alta no mercado de trabalho.
 

Estudo da Fundação Roberto Marinho mostra que quem possui formação técnica tem, em média, um salário 32% maior do que quem concluiu apenas o ensino médio. Além disso, 60% das empresas consideram esse tipo de qualificação um diferencial na hora de contratar jovens talentos.
 

No entanto, 40% dos empregadores afirmam ter dificuldade para encontrar candidatos com esse perfil. Isso contrasta com o número de vagas disponíveis: só nos setores de comércio e serviços, responsáveis pela maior parte dos empregos formais do país, mais de 700 mil postos foram criados no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Caged.
 

Para saber mais sobre os cursos técnicos disponíveis no Senac, visite o site do Senac ou entre em contato pelo WhatsApp (estadual) 31 3057-8600.
 

Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Minas 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.  
O Senac em Minas atua conectado às tendências globais para oferecer educação profissional de qualidade, orientada pelas demandas do comércio de bens, serviços e turismo, além dos princípios de inovação, inclusão e sustentabilidade. Seu portfólio de cursos – ágeis, técnicos, graduação e MBA – é desenvolvido com base em pesquisas e contatos diretos com o mercado, permitindo itinerários formativos flexíveis. Com 42 unidades educacionais e 14 carretas móveis que reproduzem ambientes de aprendizagem, o Senac atende diversos segmentos, como saúde, gastronomia, tecnologia, gestão, moda e turismo, garantindo uma formação diferenciada e alinhada às necessidades do mundo do trabalho.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Rodrigo Cupertino da Silva
[email protected]


Notícias Relacionadas »