A produção, que explora a trajetória e a obra da artista, está em andamento desde 12 de agosto e se estenderá até o dia 30 deste mês, transformando diversos pontos da cidade em cenários cinematográficos e com forte envolvimento da comunidade e artistas locais.
O cronograma de 18 dias de filmagem percorre locações icônicas de Cataguases, eternizada como a cidade da sétima arte pelo cineasta Humberto Mauro. As câmeras capturam a essência da cultura brasileira, por meio vida e obra de Maria Alcina, desde as lembranças da infância na Rua do Pomba e na Escola Estadual Coronel Vieira, até a sua ascensão artística. A produção inclui cenas no Museu Energisa, com instalações fílmicas, criadas pela diretora. Também acontecem filmagens em meio à natureza da área rural de Cataguases, nos estúdios do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Anima Parque e no Centro Cultural Humberto Mauro.
Um dos destaques é a recriação de momentos emblemáticos da carreira de Maria Alcina, como ela voltando ao Bairro Taquara, onde canta, junto à Escola de Samba Taquara Preta e o bloco Rebenta, um samba-enredo feito em sua homenagem em 1989.
Em uma das cenas, Alcina aparece vestida de pássaro em um carro conversível antigo, passando pelo centro da cidade com a trilha sonora original "Alegria Brasil", dos compositores locais Éric do Vale e Salvador Márcio, vencedora do concurso de música autoral desenvolvido pelo projeto.
Outras sequências mostram a cantora em um circo, em meio a um ferro velho e em uma fábrica de tecidos, onde a cantora trabalhou e que ganha vida com coreografias e música. A equipe também registra a interação da artista com a comunidade, como na Roda de Samba no Anima Parque e as filmagens na Chácara Catarina, onde participam grupos folclóricos de Folia de Reis e Mineiro Pau, além de grupos de capoeira.
"Alegria Brasil" é mais do que um documentário; é uma imersão poética e visual. As filmagens exploram a relação de Alcina com a música e com suas origens, revisitando memórias de família e sua conexão com a Zona da Mata. A narrativa se aprofunda em sua essência, abordando temas como solidão, censura e a busca incessante por sua arte.
“A nossa equipe, composta por técnicos e artistas de ponta do Polo Audiovisual da Zona da Mata tem trabalhado intensamente para capturar a magia e a profundidade da história de Maria Alcina aliada à identidade brasileira . O filme é uma celebração vibrante da vida e da arte de uma das vozes mais singulares e potentes da música brasileira", afirma a cineasta Elizabete.
“Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina” é uma realização da It Filmes, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata, Instituto Energisa, ANIMAPARQUE, Fábrica do Futuro, patrocínio master do GRUPO ENERGISA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG, patrocínio do Tecidos Cataguases, investimentos FSA/BRDE/ANCINE, via o edital Coinvestimentos Regionais 2018/Cataguases, apoio cultural Film Commission/Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura Municipal de Cataguases e Oton Penas. Distribuição Circulabit - Tudo Mov.
Informações adicionais:
Título do Filme: Alegria Brasil, estrelando Maria Alcina
Período de Filmagem: 12 a 31 de agosto de 2025.
Previsão de lançamento: segundo semestre de 2026
site oficial: https://itfilmes.com.br/
Instagram: alegria_brasil_maria_alcina
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KARINA MANCINI DE CANHA
[email protected]