'Aprender a Sonhar' | Doc baiano é selecionado para o Florianópolis Audiovisual Mercosul
Dirigido por Vítor Rocha, longa terá sua première na competitiva de longas; filme revela o impacto transformador das políticas de cotas nas trajetórias de jovens negros e indígenas e nas universidades brasileiras
Isidoro B. Guggiana
28/08/2025 09h57 - Atualizado há 2 horas
'Aprender a Sonhar' compete no Florianópolis Audiovisual Mercosul - crédito: Abará Filmes
"Aprender a Sonhar" (2025), novo filme do cineasta baiano Vítor Rocha, revela a difícil e transformadora trajetória de jovens de diferentes comunidades e territórios periféricos para ingressar e se formar no Ensino Superior.
O documentário ganha sua première na
competitiva de longas do 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul. O filme passa no dia 8 de setembro, às 20h30min, no Cine Show Beiramar. A produção baiana foi escolhida, entre cerca de 150 inscritos de todo o país, para o programa principal de seis longas da mostra. A estreia comercial do longa está marcada para outubro.
Filmado entre 2016 e 2023, poucos anos após a instituição da Lei de Cotas (12.711/2012), "Aprender a Sonhar" escancara as mazelas do racismo, mas também as conquistas, que os estudantes vivenciam para exercer o direito reparatório de acesso à Educação.
A narrativa acompanha o cotidiano e os momentos marcantes dos personagens na busca pela sobrevivência e pelo direito de ocupar espaços convencionais da formação superior sem terem que abrir mão de seus territórios, culturas e tradições.
Distribuição baiana A distribuição é feita pela Abará Filmes e a produção pela Caranguejeira Filmes – produtoras baianas lideradas por Vítor Rocha. "Aprender a Sonhar" é o quarto de cinco longas distribuídos pela Abará Filmes, incluindo 1798 Revolta dos Búzios, de Antonio Olavo; Revoada, de José Umberto Dias, Brazyl, uma Ópera Tragicrônica, de José Walter Lima, e Minha Cuba, Minha Máxima Cuba, de Júlio Góes. A distribuição é financiada pela Lei Paulo Gustavo Bahia, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura (MinC), e a produção tem financiamento do MinC e da Ancine/BRDE/FSA, Governo Federal.
A Abará também distribui duas temporadas da série de mesmo nome, "Aprender a Sonhar", exibidas nas TVs Públicas do Brasil, entre elas TV Brasil, TV Cultura, TVE-BA, além de canais fechados e plataformas de streaming.
Ficha Técnica Brasil | Ano 2025 | Longa-Metragem | Documentário | 83’ | Português, Patxohã
Direção e Roteiro: Vítor Rocha
Elenco: Taquary, Tamiwere e Povo Pataxó da Reserva da Jaqueira | Marina Barbosa e Quilombo Quenta Sol | Nadjane Cristina e Ocupação Quilombo Paraíso | Ana Paula e família Rosário
Distribuição: Abará Filmes
Produção: Caranguejeira Filmes
Serviço "Aprender a Sonhar", de Vítor Rocha
Première: 29º Florianópolis Audiovisual Mercosul.
Quando: dia 8 de setembro, às 20h30min
Onde: Cine Show Beiramar
Quanto: R$13,00 (meia-entrada para todos)
Instagram:
@abarafilmes Aprender a Sonhar Trailer Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISIDORO BECKER GUGGIANA
[email protected]
FONTE: Patrícia Rabello