MENU

#InvasãoVangeLeonel: Rodas de conversa celebram legado de Vange na música, literatura e ativismo

Mesas reunirão artistas, intelectuais e ativistas nos dias 14, 15 e 16 de outubro, na Sala Vange Leonel da SP Escola de Teatro, dentro da programação da #InvasãoVangeLeonel

Alisson Schafascheck
14/10/2025 14h48 - Atualizado há 10 horas
#InvasãoVangeLeonel: Rodas de conversa celebram legado de Vange na música, literatura e ativismo
Foto Divulgação
Entre os dias 14 e 16 de outubro, a Sala Vange Leonel da SP Escola de Teatro honra seu nome com um ciclo de rodas de conversa dentro da programação da #InvasãoVangeLeonel, evento que celebra a vida da cantora, compositora, escritora, dramaturga, colunista e ativista paulistana, uma década após sua partida. Com mediação do jornalista Pedro Alexandre Sanches, os encontros reúnem artistas, intelectuais e militantes que dialogaram e dialogam com Vange em diferentes campos de atuação e que hoje integram e atualizam sua potência transformadora.
Na terça-feira, 14 de outubro, o primeiro encontro será dedicado à trajetória musical de Vange, do pós-punk oitentista da banda Nau ao hit solo “Noite Preta” (1991) e ao experimentalismo feminista do álbum Vermelho (1996). Participam o cantor e compositor Nando Reis, primo de Vange e um dos produtores de seu álbum solo de estreia (Vange, 1991); a jornalista e apresentadora Sarah Oliveira, com carreira voltada à música e à cultura; e Cilmara Bedaque, parceira artística e companheira de Vange por três décadas, coautora de suas músicas, videoclipes e pensamento ativista.
Na quarta-feira, 15 de outubro, o foco se volta para a escritora e dramaturga que assinou as peças As Sereias da Rive Gauche (2000, lançada em livro em 2002) e Joana Evangelista (2006), além do romance Balada para as Meninas Perdidas (2003) e das crônicas de Lésbicas (1999) e Grrrls – Garotas Iradas (2001). Compondo a mesa estão o premiado escritor e tradutor Santiago Nazarian; a atriz, diretora e dramaturga Adriana Azenha, que integrou a montagem de As Sereias da Rive Gauche; o dramaturgo e ator Ivam Cabral, diretor da SP Escola de Teatro e cofundador da Cia. Os Satyros; e a atriz, diretora, roteirista e cantora Fernanda d’Umbra, com trajetória intensa no teatro e na música.
Na quinta-feira, 16 de outubro, encerrando o ciclo, a roda traz para o centro a Vange ativista, que rompeu barreiras ao assumir-se lésbica publicamente nos anos 1990 e assinou colunas pioneiras sobre o tema na imprensa. Participam Elisa Gargiulo, militante lésbica, videomaker e musicista à frente da banda Dominatrix; Ju Motter, jornalista, pesquisadore e integrante do coletivo artivista VelcroChoque; e Leo Moreira Sá, multiartista e artivista, ex-integrante da banda As Mercenárias, primeiro homem trans a conquistar o Prêmio Shell de Teatro e referência na cena cultural brasileira.
Em cartaz entre os dias 11 e 26 de outubro, a programação da #InvasãoVangeLeonel ocupa diversos espaços de São Paulo com debates, show, exibições audiovisuais, festas e lançamentos editoriais, resgatando a pluralidade de Vange Leonel. Pioneira no rock, na literatura e no ativismo LGBTQIAP+, Vange deixou um legado que segue vivo e pulsante, inspirando novas gerações a lutar por diversidade, liberdade e transformação social.

Serviço
#InvasãoVangeLeonel
Rodas de conversa
Mediação: Pedro Alexandre Sanches

Sala Vange Leonel da SP Escola de Teatro
Praça Roosevelt, 210
14, 15 e 16 de outubro, das 20h às 22h
Entrada gratuita

14/10 - Quem foi Vange Leonel na música?
Cilmara Bedaque, Nando Reis e Sarah Oliveira
https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-discussao--roda-de-conversa-vange-leonel-na-musica/3146508
 
15/10 - Quem foi Vange Leonel na literatura e na dramaturgia?
Adriana Azenha,  Fernanda d’Umbra, Ivam Cabral e Santiago Nazarian
https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-discussao--roda-de-conversa-vange-leonel-na-literatura-e-na-dramaturgia/3146510
 
16/10 — Quem foi Vange Leonel na militância LGBTQIAP+?
Elisa Gargiulo, Ju Motter e Leo Moreira Sá
https://www.sympla.com.br/evento/mesa-de-discussao--roda-de-conversa-vange-leonel-na-militancia-lgbtqiapn/3146518

Mais informações sobre os participantes das mesas: https://www.dropbox.com/scl/fi/x9lxfnx6kze08me4pl3x0/MINI-BIOS_MESAS.docx?rlkey=yxu4p2xbdcd4po8iq3f2zqbd3&st=6qg4js3a&dl=0

Imagens participantes das mesas: https://www.dropbox.com/scl/fo/lrxqlb2acljoehdhvn2qw/ABfCNO7ZMfY8IUlmDFWmozo?rlkey=jknz72tevqlj7ng5lvw0uefec&dl=0


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALISSON SCHAFASCHECK
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.