MENU

Dia Mundial da Saúde Mental reforça a urgência de cuidar da Saúde do Cérebro

LARISSA HADDOCK LOBO
09/10/2025 17h28 - Atualizado há 7 horas
Dia Mundial da Saúde Mental reforça a urgência de cuidar da Saúde do Cérebro
Divulgação

No dia 10 de outubro é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Nesta data, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH) unem vozes em mais de 100 países para destacar a saúde mental como parte essencial do conceito de saúde, evidenciando a relevância dos investimentos em cuidados adequados com a saúde do cérebro.

De acordo com a OMS, 1 em cada 8 pessoas convive atualmente com um transtorno mental, como depressão, ansiedade ou transtorno bipolar. Apesar da alta prevalência, os transtornos mentais ainda não são prioridade em muitas políticas públicas de saúde, o que pode ser reflexo de um dos maiores obstáculos para quem vive com transtornos mentais: o estigma.

Desinformação e preconceitos históricos perpetuam o estigma, o que pode atrasar a busca por diagnóstico e tratamento, comprometendo o curso dos quadros clínicos.

As doenças psiquiátricas são erroneamente associadas à fraqueza, ao mau caráter ou à falta de força de vontade, quando, na verdade, são condições médicas que exigem cuidado especializado. Não é exagero observar cenários nos quais o estigma pode ser tão prejudicial quanto a própria condição clínica” - afirma a Dra. Rafaela Silva, psiquiatra e gerente médica da Lundbeck Brasil.

Em 2022, foi criada a Comissão Lancet para o Fim do Estigma e da Discriminação, que publicou uma atualização em 2024 destacando a necessidade de alinhar as políticas nacionais de saúde mental com os direitos humanos, com ênfase na redução do estigma.

Para 2025, o compromisso é transformar informação em ação: repensar sobre comportamentos, ações, crenças e valores associados à saúde mental; buscar informações em fontes confiáveis; escutar, sem julgamentos, quem vive com transtornos mentais e apoiar iniciativas para ampliar o cuidado adequado dessas pessoas. Reconhecer sua relevância e agir é um caminho que podemos seguir e ser parte da solução.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Larissa Haddock Lobo Luz
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.