Rede de óticas Mercadão dos Óculos inaugura 15 franquias em setembro
Unidades estão localizadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso, Bahia e Goiás
GCOM - COMUNICAçãO ESTRATéGICA
23/09/2025 10h41 - Atualizado há 6 horas
Divulgação
A rede de óticas Mercadão dos Óculos, uma das franquias mais premiadas e entre as 30 maiores do Brasil, anuncia a inauguração das unidades de setembro nas cidades de Bauru (SP), Canoas (RS), Candói (PR), Cruz Alta (RS), Sete Lagoas (MG), Patos de Minas (MG), Icó (CE), Campo Largo (PR), Água Boa (MT), Pontal do Paraná (PR), São Paulo (SP), Utinga (BA), Itumbiara (GO), Formosa do Rio Preto (BA) e São Gotardo (MG).
“O crescimento da rede de óticas Mercadão dos Óculos reflete a confiança dos franqueados no modelo de negócio e a forte demanda por óculos de qualidade a preços acessíveis. Com essa nova unidade, seguimos firmes fortalecendo nossa presença em diferentes regiões”, comenta Gustavo Freitas, CEO da marca. Para este ano, a meta é comercializar 200 franquias.
De pequenas a grandes cidades
Atualmente a rede de óticas Mercadão dos Óculos conta com cerca de 750 franquias e oferece quatro opções de investimentos: o contêiner (a partir de R$ 99 mil), para microregiões como bairros residenciais, postos de gasolina e centros comerciais; o super fit (R$ 179 mil), voltado para cidades de até 15 mil habitantes; o fit (R$ 214 mil), com até 30 mil habitantes; e o tradicional (a partir de R$ 247 mil), para municípios de médio e grande porte.
“Dessa forma, conseguimos atuar em todas as regiões do Brasil, do interior à capital, levando acessibilidade e qualidade visual para consumidores de diferentes perfis e localidades”, explica Freitas.
“Nossa presença abrangente reflete o compromisso em democratizar o acesso a óculos de qualidade, com preços competitivos e serviços personalizados que atendem tanto grandes centros urbanos quanto pequenas cidades”, diz.
Segundo a ABF, o setor cresceu 13,5% em 2024 em comparação com 2023, faturando R$ 273 bilhões. Já o segmento de saúde, beleza e bem-estar, do qual a rede de óticas Mercadão dos Óculos faz parte, subiu 16,5%, com faturamento de R$ 64,8 bilhões.
Inovação e internacionalização
Todos os anos, a rede de óticas Mercadão dos Óculos investe em tecnologia. Está em fase de testes um totem digital que faz o visagismo do cliente – o estudo do rosto e mostra opções dos tipos de armações que mais combinam (redonda, quadrada, oval).
A tecnologia também faz o mapeamento de visão. Isso permite escolher a lente ideal para aquela pessoa. “É uma ferramenta inovadora, não existe no cenário óptico e vai mudar completamente a experiência do cliente na loja”, destaca Freitas, da rede de óticas Mercadão dos Óculos.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos iniciou um processo de internacionalização de franquias, em Portugal. Antes disso, pilotou três unidades próprias no país: duas na cidade do Porto e uma em Lisboa.
Para ser um franqueado da rede de óticas Mercadão dos Óculos em Portugal, o investimento é a partir de € 70 mil (R$ 420 mil), incluso taxa de franquia, mobiliário e estoque inicial. O tíquete médio é entre € 90 e € 100 (R$ 541 e R$ 602) e o retorno do investimento entre 20 e 24 meses. De acordo com Freitas, o objetivo é chegar a 10 franquias no país até o final de 2025.
Prêmios e certificações
A rede de óticas Mercadão dos Óculos já recebeu por sete vezes o Selo de Excelência em Franchising, um dos mais importantes prêmios do setor, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A certificação coloca a rede em um grupo seleto de franquias que conquistou o Selo por seis seguidas.
Além disso, a rede de óticas Mercadão dos Óculos recebeu por nove vezes Cinco Estrelas no prêmio Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da editora Globo.
Como adquirir uma unidade
Para adquirir uma franquia da rede de óticas Mercadão dos Óculos, o investimento é a partir de R$ 99 mil. O prazo de retorno estipulado é de 11 a 18 meses.
Visite a página https://institucional.mercadaodosoculos.com.br/expansao-franquia/ e conheça as vantagens de ser um franqueado Mercadão dos Óculos.
Endereços:
Bauru 02 (SP)
Rua Gustavo Maciel, 2270, Jd. Nasralla
Canoas 03 (RS)
Av. Boqueirão, 650, Igara
Candói (PR)
Rua Vereador João Luiz Corre, 204, Centro
Cruz Alta (RS)
Rua Pinheiro Machado, 402, Sala 3, Centro
Sete Lagoas 02 (MG)
Rua Monsenhor Messias, 250, Centro
Patos de Minas 03 (MG)
Rua Major Gote, 719, Centro
Icó (CE)
Av. Nogueira Acioly, 1146, Centro
Campo Largo 02 (PR)
Rua Rui Barbosa, 1118, Sala 1, Centro
Água Boa (MT)
Rua 07, 317, Sala A, Centro
Pontal do Paraná 02 (PR)
Rod. PR 412 Engenheiro Darci Gomes de Moraes, 155, Loja 1, Praia do Leste
São Paulo Vila Leopoldina (SP)
Av. José Cesar de Oliveira, 500, Loja LUC008A, Vila Leopoldina
Utinga (BA)
Praça Wilson Peixoto Karaoglan, 10, Centro
Itumbiara (GO)
Av. Trindade, 15, Centro
Formosa do Rio Preto (BA)
Av. Joaquim Augusto da Silva, 1266, Quadra 137, Centro
São Gotardo (MG)
Rua Frederico Coelho, 330, Centro
Ficha técnica Contêiner
Investimento: a partir de R$ 99 mil
Taxa de franquia: R$ 23 mil
Area média para instalação: 16m²
Faturamento médio anual: R$ 410 mil
Lucro médio mensal: de 15% a 18% do faturamento
Prazo médio para retorno: 18 meses
Ficha técnica Super Fit (cidades com até 15 mil habitantes)
Investimento: A partir de R$ 179 mil
Taxa de franquia: R$ 40 mil
Area média para instalação: 20m² a 25m²
Faturamento médio anual: R$ 600 mil
Lucro médio mensal: de 25% a 35% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 10 meses a 13 meses
Ficha técnica Fit (cidades com até 30 mil habitantes)
Investimento: R$ 214 mil
Taxa de franquia: R$ 55 mil
Área média para Instalação: 25m² a 45m²
Faturamento médio anual: R$ 800 mil
Lucro médio mensal: de 20% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 11 meses a 13 meses²
Ficha técnica Tradicional (cidades acima de 30 mil habitantes)
Investimento: a partir R$ 247 mil
Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil
Área média para Instalação: 40m² a 70m²
Tipo de negócio: Ótica
Ano de fundação: 2012
Ano de fundação do franchising: 2013
Número de funcionários: 4
Número de unidades próprias: 0
Royalties: 5% sobre o faturamento
Taxa de publicidade: 2%
Faturamento médio anual: R$ 1 milhão
Lucro médio mensal: de 18% a 25% do faturamento
Prazo médio para retorno: de 13 meses a 18 meses
Sobre o Mercadão dos Óculos
O Mercadão dos Óculos é uma rede de óticas com cerca de 750 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades pequenas e capitais, com produtos de qualidade que acompanham a moda e tecnologia óptica internacional. Em 2017, 2018, 2019, 2021, 2022, 2023 e 2025, recebeu o prêmio de Excelência em Franchising da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e o Melhores Franquias do Brasil, realizado pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para outras informações, acesse www.mercadaodosoculos.com.br Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEONARDO GUARISO
[email protected]