Durante a Black Friday 2025, celebrada em 28 de novembro, a proteção online terá papel central nas decisões de compra. Para 55% dos consumidores, selos e certificados de segurança, como o SSL, serão determinantes para garantir confiança durante as transações dentro dos sites. O dado faz parte de um estudo da Locaweb, que mostra como a credibilidade no ambiente digital vai além do preço na hora da escolha.
A pesquisa, feita com 500 brasileiros de todas as regiões, analisou as expectativas e critérios de confiança do público no período de ofertas. O levantamento revela não apenas quais empresas estão no radar dos consumidores, mas também quais elementos digitais impactam diretamente a percepção de credibilidade e a decisão de compra.
Além dos certificados de segurança, os entrevistados apontaram outros fatores que influenciarão sua confiança em meio às compras de fim de ano: a presença de um site oficial com domínio próprio (64%), comentários e notas de clientes em espaços de avaliação (58%) e perfis ativos da marca nas redes sociais (43%).
Principais conclusões:
Afinal, quais marcas já estão no radar dos consumidores?
De forma geral, o levantamento constatou que grande parte dos consumidores não só estão com altas expectativas para a Black Friday, como já têm conferido de perto os anúncios e promoções antecipadas das marcas.
Depois das tantas ofertas que marcaram a Black Friday de 2024, muitos brasileiros afirmaram que pretendem ir novamente às compras em novembro. A maioria dos entrevistados, por exemplo, disseram que querem aproveitar os valores promocionais para garantir produtos já desejados (79%), enquanto outros desejam descobrir novos itens e serviços em promoção (62%).
Há ainda aqueles que pretendem, na verdade, ir atrás de experiências exclusivas durante o evento (26%) — como conteúdos especiais, acesso antecipado a promoções e pré-vendas —, além de acompanhar as tendências do mercado nessa época do ano (34%), seja para estar mais "antenado" ou testar ideias para um futuro negócio.
Por falar em negócios, engana-se quem pensa que as pessoas aguardarão até novembro para irem oficialmente às compras, sobretudo quando os meses que antecedem a Black Friday vêm se convertendo em opções vantajosas para o público.
Isso porque, de acordo com o estudo, o que não faltam são marcas já no radar dos respondentes, que têm monitorado produtos e preços nos sites de ao menos três empresas: Samsung, Apple e Electrolux — as mais populares entre os consumidores, ao lado da Nike e Adidas.
Do site próprio ao tom do discurso: o que os consumidores esperam das marcas
Além dos preços atrativos, os brasileiros ouvidos pela Locaweb se mostraram bastante atentos à forma como, nos próximos meses, as marcas se comunicarão e estruturarão sua presença digital.
Quando o assunto é o discurso dos negócios, por exemplo, o levantamento mostra que a transparência sobre preços e condições de compra será o principal fator de confiança para 86% dos entrevistados, seguida de clareza nas informações (65%) e certa antecipação nos avisos sobre promoções e prazos (37%).
Mais até do que os comentários em sites de avaliação (58%) e a presença das marcas nas redes sociais (43%), os entrevistados também afirmaram que, durante a próxima Black Friday, darão atenção especial ao site próprio das empresas (64%) — considerado, entre eles, o maior critério de credibilidade de um negócio, sobretudo endereços digitais bem estruturados e com domínio próprio.
De toda maneira, vale destacar que a mera existência do site, por si só, não será suficiente durante a época de ofertas. Para garantir uma boa jornada de compra, os respondentes apontaram como essenciais uma navegação fácil e intuitiva (67%), certa segurança no tratamento dos dados pessoais, validada por selos e certificados SSL (66%), e o desempenho estável da plataforma (57%), evitando lentidão nos momentos de maior movimento.
“Os dados da pesquisa destacam como, de forma geral, os consumidores estão cada vez mais criteriosos”, comenta Pedro Braga, Diretor de Tech/SaaS da empresa. “Um site oficial bem estruturado, seguro e fácil de navegar, com um domínio próprio, além de ter um email profissional para passar segurança para os clientes, funciona como um verdadeiro cartão de visitas da marca e pode ser decisivo na escolha de fechar negócio durante a Black Friday. Quem negligencia a presença digital, por outro lado, corre o risco de perder a credibilidade mesmo oferecendo boas promoções.”
Metodologia
Para entender as expectativas dos consumidores para a Black Friday, ao longo dos últimos dias, a empresa Locaweb ouviu 500 brasileiros adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.
Ao todo, os respondentes tiveram acesso a 5 questões, que abordaram a experiência dos brasileiros durante o “esquenta” Black Friday, o que eles esperam das marcas e quais delas já estão sendo monitoradas pelo público nos meses que antecedem a data. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados.
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ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
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