MENU

Banco Mercantil lança cartão consignado premium e traz Roberto Carlos em nova campanha

Com foco no público 50+, banco faz lançamento voltado aos novos clientes e acredita em ampliação de seus negócios utilizando o cantor como protagonista deste novo momento

KENNYA GAVA
22/09/2025 14h07 - Atualizado há 5 horas
Banco Mercantil lança cartão consignado premium e traz Roberto Carlos em nova campanha
Divulgação Banco Mercantil

São Paulo, 22 de setembro de 2025 – O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4), instituição financeira voltada ao público 50+, lança hoje (segunda-feira, 22 de setembro), em rede nacional, sua nova campanha de marketing, com foco no segmento de cartões e no reforço de sua marca junto aos clientes. Sob o slogan “O banco de quem sabe viver”, a instituição financeira buscou, para protagonizar este novo momento, o cantor Roberto Carlos.

Criada pela agência Kind Branding, a ação publicitária começa a ser veiculada em um momento muito favorável para o Banco Mercantil. Com 82 anos de mercado, a instituição carrega em sua história atributos como tradição e segurança. Desde que direcionou seu modelo de negócios para o público 50+, em 2017, a instituição vem registrando crescimento sólido e consistente: já são 11 trimestres consecutivos resultados recordes desde o final de 2022, com lucro líquido de R$ 243 milhões registrados no segundo trimestre de 2025 e expansão de mais de 70% em sua base de clientes nos últimos três anos, totalizando hoje 9,1 milhões.

A nova campanha também acompanha o movimento de expansão regional do banco, que desde 2024 se posiciona na direção oposta de outras instituições e continua abrindo novas agências em capitais e cidades estratégicas pelo país, reforçando o compromisso de estar próximo de seus clientes com o atendimento presencial, uma das principais demandas desse público.

“Temos um negócio sólido, construído com responsabilidade e foco nas necessidades dos nossos clientes. Mas queremos ir além, estando na memória e no coração do público, o que nosso novo embaixador, Roberto Carlos, consegue fazer muito bem. Isso reforça nosso compromisso em transformar potencial em realidade, mostrando que acreditamos no poder da maturidade e na capacidade de prosperar ou recomeçar em qualquer fase da vida. Mais do que presença, buscamos relevância, e nossa ambição é ser a marca Top of Mind entre os 50+”, diz Gustavo Araújo, CEO do Banco Mercantil.

Novo cartão e benefícios premium

Além de fortalecer o posicionamento institucional, a campanha apresenta o novo Cartão Mercantil Diamante, com benefícios premium, algo incomum para cartões consignados, incluindo o Meu+. O serviço, lançado no início deste ano, contempla um pacote de assistências voltadas à saúde, bem-estar, odontologia e cuidados com pets, entre outras, sob preço abaixo daqueles normalmente praticados pelo mercado.

Esse movimento acompanha a tendência de crescimento nos meios eletrônicos de pagamento no Brasil. No segundo trimestre deste ano, os cartões foram responsáveis por transacionar cerca de R$ 1 trilhão, com alta de 10,4% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Somente na modalidade de crédito foram R$ 763,5 bilhões em transações.

Segundo Bruno Simão, vice-presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil, a campanha reforça a estratégia de branding da instituição ao associar sua imagem a um ícone popular de forte identificação com o público. “Apostamos na força da imagem do Roberto Carlos para ampliar nossa conexão com o público do banco e ampliar o compromisso de tratar o cliente como um rei. Roberto é o maior ídolo da nossa música popular e carrega uma trajetória de credibilidade e carisma que dialoga diretamente com nossos valores.”

O filme que marca o lançamento da campanha em todo o país será veiculado pela primeira vez nesta segunda-feira (22/09), em um dos intervalos do Jornal Nacional, da TV Globo. A trilha sonora escolhida é a música “É preciso saber viver”, gravada por Roberto em 1974 e composta por ele e seu parceiro e amigo, Erasmo Carlos (1941-2022). Segundo a agência Kind Branding, a canção tem sintonia com o conceito da campanha: mostrar que os clientes 50+ sabem viver e podem contar com o Banco Mercantil em todas as etapas de suas vidas.

A mensagem do filme destaca a valorização do público 50+ e toda a ação contará com presença multiplataforma, incluindo veiculações em TV aberta e fechada, emissoras de rádio, mídias digitais e out of home. A campanha será veiculada até o final deste ano.

Histórico junto a ícones da música brasileira

Esta é a segunda vez que o Banco Mercantil faz parceria com um grande artista da música brasileira. Em 2022, em uma campanha mais regional, o escolhido foi o cantor Fábio Jr. Na ocasião, ele interpretou uma versão revisitada de “20 e poucos anos”, sucesso de 1979 especialmente adaptado para dialogar com o público 50+, com uma leitura mais madura e afetiva da canção.

A contratação de Roberto Carlos para a campanha atual reforça a estratégia do Banco Mercantil em associar sua marca a valores como confiança, proximidade, credibilidade e simplicidade, também atribuídos pelos fãs à imagem do cantor. Ele participou de apenas duas ações semelhantes ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, o que amplia a relevância e o impacto da nova parceria.


Sobre o Banco Mercantil
O Banco Mercantil (B3: BMEB3, BMEB4) vem passando por uma importante transformação nos últimos anos, pautada no investimento em inovação, dados, tecnologia e pessoas. Contando com mais de 9 milhões de clientes, o banco tem foco no público com 50 anos ou mais, e carrega em seu DNA o propósito de oferecer a seus clientes uma experiência única.

Sustentado por seus talentos, o crescimento dos números vem acompanhado de posições de destaque nos rankings de melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais e na posição de quinto maior pagador de benefícios previdenciários do país.

O banco atingiu o patamar de excelência na pesquisa NPS (Net Promoter Score), que fornece informações sobre fidelidade dos clientes e seu grau de satisfação com crédito e serviços, apurada de forma contínua. A instituição possui uma rede com mais de 320 pontos de atendimento distribuídos em quase 250 cidades pelo país.

Relações com a mídia
InPress Porter Novelli - bancomercantil@inpresspni.com.br
Alexandre Carvalho: +55 11 99329-0909 / alexandre.carvalho@inpresspni.com.br
Kennya Gava: +55 27 99986-6147 / [email protected].br
Sophia Muniz: +55 11 98918-0276 / sophia.muniz@inpresspni.com.br
Juliano Capato: +55 11 99260-5446 / juliano.capato@inpresspni.com.br
Rodrigo Garcia: +55 11 98999-0087 / rodrigo.garcia@inpresspni.com.br

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
KENNYA RODRIGUES GAVA
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.