Com mais de 700 mil mortes por suicídio registradas anualmente no mundo e cerca de 14 mil no Brasil, o psiquiatra Kalil Duailibi, professor da Universidade Santo Amaro (Unisa) e presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da Associação Paulista de Medicina (APM), faz um alerta: o acolhimento emocional é uma ferramenta essencial para enfrentar o sofrimento psíquico e prevenir o suicídio, especialmente entre os jovens, faixa etária em que essa já é a quarta principal causa de morte.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio supera o número de mortes por HIV, malária e câncer de mama. No Brasil, são 38 vidas perdidas por dia. “A dor emocional não pode ser ignorada. Transtornos como depressão, ansiedade e insônia, quando não diagnosticados e tratados adequadamente, podem evoluir para quadros graves”, afirma Duailibi. Ele também destaca que o preconceito ainda é um dos maiores obstáculos para que pessoas em sofrimento busquem ajuda profissional.
Musculação como aliada no combate à depressão
Em busca de soluções baseadas em evidências científicas, pesquisadores do Mestrado em Ciências da Saúde da Unisa conduziram um estudo que aponta a musculação como uma aliada importante na redução dos sintomas depressivos. A pesquisa, publicada na revista científica Psychiatry Research, analisou mais de 2 mil artigos e concluiu que treinos de força realizados três vezes por semana ou mais, com três ou mais séries por exercício, promovem melhora significativa nos sintomas da depressão. O estudo contou com a colaboração de instituições nacionais e internacionais.
A Universidade oferece, ainda, diversos serviços gratuitos voltados à saúde mental por meio do Serviço-Escola de Psicologia. São oferecidos atendimentos como psicoterapia individual e em grupo, psicoterapia de casal e família, psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional, além de apoio psicopedagógico aos alunos.
Essas ações integram o Programa Social Santo Amaro, que beneficia anualmente mais de 60 mil pessoas com serviços nas áreas de Psicologia, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física e atendimento jurídico. A iniciativa também promove ações socioeducativas, campanhas de sensibilização e capacitação profissional em diversas áreas.
Entre os projetos de extensão da Unisa, destacam-se o Unisa em Ação, voltado à promoção da saúde e prevenção de doenças, e o Vida em Movimento, que oferece orientação multidisciplinar com foco em estilo de vida saudável, envolvendo os cursos de Educação Física e Nutrição.
Kalil Duailibi é coordenador da Psiquiatria da Universidade Santo Amaro (Unisa), presidente do Departamento Científico de Psiquiatria da APM e professor titular de Psicopatologia no Instituto de Psiquiatria da Infância e Adolescência de São Paulo.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GENINHA APARECIDA MORAES ROCHA
[email protected]