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Turismo impulsionado pela Oktoberfest movimenta pequenos negócios e reforça a economia local

Blumenau não dorme quando os pavilhões fecham. Especialistas e empreendedoras apontam que o verdadeiro legado da festa está no efeito multiplicador que se estende por toda a cadeia produtiva, beneficiando comércios menores mesmo após outubro

TARCISO SOUZA
13/10/2025 00h03 - Atualizado há 12 horas
Turismo impulsionado pela Oktoberfest movimenta pequenos negócios e reforça a economia local
Divulgação

Enquanto a Oktoberfest atrai os holofotes do Brasil e do exterior para a tradição e cultura de Blumenau, uma engrenagem silenciosa se move nos bastidores. Os pequenos negócios que, mesmo fora dos pavilhões, colhem os frutos do turismo que a maior festa alemã das Américas ajuda a consolidar na cidade, mesmo depois do fim de mais uma edição.

A cada ano, o município se transforma. As ruas ganham as cores da Alemanha, o som dos carros é abafado por músicas que quase ninguém sabe o significado e a alegria dos moradores está presente até na vitrine das lojas.  São mais de 500 mil visitantes que lotam hotéis, restaurantes e bares, mas também circulam e consomem no comércio e descobrem empreendimentos que passam a frequentar mesmo depois de outubro. É a força do turismo se espalhando pela economia local, e sustentando negócios o ano inteiro.

A Mulher Natural Acessórios, localizada na Galeria Estação - centro comercial histórico que um dia foi à icônica, e uma das primeiras de Santa Catarina, Estação Rodoviária -, é um desses exemplos. Especializada em acessórios femininos, o empreendimento vive uma rotina completamente diferente durante o período da festa. São arranjos de cabelo, colares e bolsas exclusivas que ajudam a fazer destes dias os mais lucrativos.  "É o período mais especial para minha loja. Com tantos turistas em Blumenau, nossos produtos ganham destaque e encantam quem busca algo diferente", conta Rosiane Pereira Mayer, proprietária do negócio.

O movimento intenso reflete não apenas o impacto imediato da Oktoberfest, mas também o efeito duradouro do turismo. "Mais do que isso, vivemos a energia única da festa que movimenta toda a cidade", complementa Rosiane. Muitos turistas descobrem a loja durante os dias de evento e voltam nos meses seguintes, seja presencialmente ou por meio das redes sociais. 

A Oktoberfest é uma vitrine poderosa para os pequenos empreendedores. Na Bluê Escovaria, a percepção é semelhante. O salão, comandado por Juliana Rubia Manke, experimenta crescimento de ao menos 20% durante o mês da Oktoberfest, impulsionado pela busca por escovas, penteados e maquiagens típicos. "As mulheres se preparam para os desfiles e eventos sociais usando trajes típicos alemães e adotando penteados e maquiagens que refletem a cultura germânica, aumentando a demanda por produtos de beleza e cuidados pessoais", explica Juliana. 

Mas o reflexo não se limita a outubro. Muitas clientes que conhecem o salão durante a festa voltam em outras épocas do ano ou indicam os serviços para amigas que vêm visitar Blumenau. Ou seja, a festa amplia o turismo e deixa um legado que vai muito além do chope.

Outro setor que sente o impacto positivo do turismo é o mercado pet. Em Blumenau, onde mais da metade dos moradores possui ao menos um bichinho de estimação (cerca de 180 mil animais registrados, segundo o Sebrae), os gastos com pets já superam os com medicamentos: R$ 224,58 contra R$ 183,69 mensais por domicílio.

Durante a Oktoberfest, a Foster Pet Place, especializada em banho, tosa, saúde, alimentação e acessórios pet, percebe aumento na procura por produtos temáticos e serviços. “As pessoas querem compartilhar a alegria da festa com seus animais de estimação”, explica Bianca Souza, sócia do negócio. “Temos clientes que preparam o traje típico para si e buscam algo especial também para o cão ou gato. Isso vai desde um lacinho com as cores da Alemanha até roupinhas que fazem alusão à festa.”

Mas o turismo pet-friendly de Blumenau não termina quando o último desfile passa pela Rua XV. “Recebemos muitos turistas que vêm com seus cães e procuram serviços de banho e tosa, além de produtos de higiene, alimentação e acessórios”, afirma Bianca. “A Oktoberfest funciona como uma mola que impulsiona o comércio local, e o setor pet acompanha essa onda de crescimento”.

O efeito é cumulativo: turistas que conhecem a Foster durante a festa voltam depois. “Muitas pessoas nos descobrem durante a Oktoberfest e acabam se tornando clientes regulares”, observa Bianca. “Nunca vou esquecer da Kelly Gomes, dona do Pipoca, que veio de São Paulo para aproveitar a festa e, depois disso, já voltou outras vezes”.

A Oktoberfest Blumenau em 2025 está apenas no início, mas, as estatísticas oficiais mostram a força do evento. Estimativas do Parque Vila Germânica, apontam que a festa  deve movimentar cerca de R$ 450 milhões na economia catarinense. No ano passado foram R$ 28,4 milhões em receita direta, R$ 9,6 milhões de superávit e aproximadamente 6 mil empregos temporários. Números que contam apenas parte da história. Nos bastidores, há uma economia viva que se estende muito além dos dias de festa, formada por empreendedores locais que aproveitam o turismo como fonte de renda e de oportunidades permanentes.

De arranjos de cabelo e penteados a roupinhas para pets, o turismo de eventos tem efeito multiplicador sobre o comércio. A Oktoberfest é o ponto alto, mas a energia que ela cria permanece circulando pela cidade, nos turistas que voltam, que indicam, que consomem os produtos de Blumenau mesmo à distância.

Em outubro, a cidade brinda ao sucesso. E quando os pavilhões se esvaziam, o turismo segue trabalhando em silêncio, garantindo que o copo da economia local nunca fique vazio.


 

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TARCISO ANTUNES SOUZA
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