MENU

Lei da Mediação completa 10 anos e ainda coleciona desafios

Evento em São Paulo, no dia 23 de outubro, reúne especialistas de todas as regiões do país no campus da Faculdade Anhembi Morumbi, na Vila Olímpia

ALICE CASTANHEIRA
14/10/2025 16h02 - Atualizado há 10 horas
Lei da Mediação completa 10 anos e ainda coleciona desafios
Divulgação
A Lei de Mediação completa 10 anos em 2025, mas ainda enfrenta desconhecimento e até um certo preconceito por parte de muitos profissionais do mercado jurídico. Então, o que falta para a sociedade brasileira realmente adotar a mediação em vez de recorrer ao Judiciário? Qual o papel dos advogados e operadores do Direito em relação à popularização das ferramentas de mediação e conciliação? Com o advento da Inteligência Artificial, o que muda na vida dos mediadores?

Essas e outras dúvidas serão respondidas durante a IV Jornada da Mediação CS VIEWS - Transformação Digital na Mediação: caminhos para o futuro, que será realizada no dia 23 de outubro (quinta-feira), no campus da Faculdade Anhembi Morumbi, na Vila Olímpia, em São Paulo.

O objetivo do evento é fazer uma reflexão profunda e atual sobre o papel da mediação na transformação social com os desafios do mundo Digital. Ao longo do dia, haverá seis painéis inéditos com a presença de especialistas renomados que vão discutir o futuro da mediação no país.

A mediação é um importante instrumento de democratização do acesso à justiça, desjudicialização de demandas e efetivação dos direitos do consumidor. De modo geral, os números mostram que – quando adotada – o instrumento da mediação previsto na Lei nº 13.140/2025 tem resultados satisfatórios”, explica a advogada e mediadora Celeida Laporta, que também é coordenadora do evento.

Segundo a advogada, nos últimos 10 anos, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mais de 1,5 milhão de casos foram solucionados por meio da mediação ou conciliação com destaque para as disputas envolvendo direito do consumidor, direito bancário, questões relacionadas a desavenças entre vizinhos e entre famílias, e temas empresariais.

O evento é voltado a profissionais da área de mediação e de resolução de conflitos, estudantes de Direito e de Psicologia, gestores de Recursos Humanos, pesquisadores, professores, empresários e interessados no tema.

IV Jornada da Mediação CS VIEWS

Transformação Digital na Mediação: caminhos para o futuro
Data: 23 de outubro (quinta-feira)
Local: Universidade  Anhembi Morumbi – Sala Harvard
Endereço: Rua Casa do Ator, nº 294, São Paulo
Horário: 14h às 21h30
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/iv-jornada-da-mediacao-cs-views/3018651
025 • 14:00 > 23 out - 2025 • 21:30
Sobre a CSViews:  
Criada há 13 anos, a CSViews é uma empresa brasileira especializada em meios alternativos de resolução de conflitos (como mediação e arbitragem), consultoria, treinamento e capacitação relacionados ao temaAtua como uma câmara arbitral e de mediação, oferecendo serviços para solução de conflitos sem necessidade de recorrer ao Judiciário.

Quem é Celeida Laporta?
Co-founder da CS Views Mediação e Arbitragem. Sócia da L2Z1 Law Digital Solutions. Vice-presidente do Instituto Brasileiro Europeu de Inteligência Artificia (IBEIA), pesquisadora do UAI-USP Understanding Artifical Inteligence. Doutoranda em Tecnologia da Inteligência e Design Digital PUC-SP- TIDD, mestre em Direito pela Escola Paulista de Direito (EPD), possui bacharelado e  licenciatura em  Matemática pela PUC-SP, pós-graduada em Direito Tributário pela PUC-SP, especialização em Direito 4.0 e Mediação na Universidade de Salamanca, da  Espanha (USAL), e Theory and Tools of Harvard Negotiation Project EUA . Advogada, árbitra,  mediadora extrajudicial  e judicial credenciada no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), professora, palestrante e autora de diversas obras coletivas. É autor do livro “ODR Resolução de conflitos online”, pela Editora.Quartier Latin, lançado em 2021. Organizadora e Co-autora do livro Direito e Inteligência Artificial Fundamentos, lançado pela Editora Lume Juris em 2021; organizadora e coautora da obra  Mediação de Conflitos na Prática - Estudos de Casos Concretos, lançada pela Editora Lumen Juris em 2019; organizadora e coautora do livro A Consensualidade aplicada às Relações Laborais, lançado pela Editora Lumen Juris em 2022;   organizadora e coautora do livro Advocacia 4.0, Vol. 3 Advocacia Consensual e Aplicabilidade da Resolução de Conflitos Online, lançado pela Editora Juruá em 2022; organizadora e coautora do livro Transformação digital na ODR, lançado pela Editora Lumen Juris em 2022; coautora do livro Liber Amicorum – Uma homenagem aos 10 anos do Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro no STJ, lançado pela Editora Juruá em 2023, e coautora do livro  Homenagem ao Ministro Marco Buzzi na Corte da Cidadania, pela Editora Mizuno em 2024, entre outras.  
Relacionamento com a imprensa:
AC Assessoria de Comunicação e Marketing
Alice Castanheira
Celular: (11) 99935-4203
Email: [email protected]
[email protected]
www.alicecastanheira.com.br

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ALICE CRISTINI CASTANHEIRA SIQUEIRA JORGE
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.