MENU

IA na terceirização da folha de pagamento reduz custos em 30% e otimiza RH com sensibilidade humana e inovação

Automatização e integração de sistemas reduzem falhas em 40%, aumentam a eficiência do RH e aceleram processos; Silvestrin alia tecnologia à experiência de 40 anos

Laís Oliveira
12/09/2025 11h02 - Atualizado há 5 horas
IA na terceirização da folha de pagamento reduz custos em 30% e otimiza RH com sensibilidade humana e inovação
Freepik

Prazos rígidos, alto volume de dados e alterações constantes na legislação fazem da folha de pagamento uma tarefa complexa e desafiadora para as empresas. Com mais de 40 anos no ramo, a Silvestrin RH aplica tecnologia para acelerar a terceirização do departamento pessoal. A empresa utiliza inteligência artificial para transformar a folha em ferramenta estratégica, com economia, rapidez, redução de falhas, conformidade legal e maior eficiência da área de recursos humanos.


“A inovação aliada ao atendimento consultivo permite antecipar demandas, identificar inconsistências antes que virem problemas e entregar insights imediatos. Assim, a folha deixa de ser vista como um custo e passa a ser fonte de inteligência para reduzir riscos e otimizar recursos”, diz Eduardo Silvestrin, diretor da empresa. O ecossistema de gestão da Silvestrin RH integra softwares de contabilidade, sistemas de ponto eletrônico e plataformas de benefícios, com informações sincronizadas em tempo real e acompanhamento detalhado via aplicativo. Essa conexão garante cálculos mais rápidos e precisos e relatórios que apoiam líderes e gestores em decisões mais assertivas.

O resultado é uma economia de 30% com a terceirização da folha, redução de até 70% no tempo de fechamento, diminuição de 40% das falhas operacionais ao substituir processos manuais por digitais e aumento de 25% na eficiência geral do RH. ‘Enquanto o sistema cuida de todos os pormenores, desde o registro de horas ao pagamento, a equipe pode se concentrar em ações estratégicas’, destaca Silvestrin.

A inteligência artificial no aplicativo da Silvestrin possibilita uma gestão acurada. Colaboradores passam a ter um atendimento 24h pela assistente virtual e podem  solicitar simulações de férias, de fundo de garantia, de horas extra e de benefícios, dentre outros. Já os gestores têm acesso a análises preditivas como gestão de custos trabalhistas e projeções de impactos financeiros de contratações, desligamentos ou mudanças em acordos coletivos. A IA permite, ainda, a conferência inteligente de informações do ponto eletrônico e dos holerites e o apontamento de  inconsistências antes do fechamento da folha, além da geração e distribuição de contracheques e informes de rendimento sem intervenção manual.

O software é constantemente atualizado com as mudanças na legislação trabalhista e fiscal, garantindo que tudo esteja em conformidade com as normas vigentes, evitando assim possíveis multas e penalidades. Além disso, a automatização elimina erros e assegura cálculos corretos, com segurança de dados, criptografia, LGPD, compliance e armazenamento em nuvem.

Da entrega de holerites impressos à era da IA
A Silvestrin RH foi criada em 1982, quando uma das salas era dedicada a impressoras para holerites e máquinas de escrever, e foi acompanhando – e antecipando – a evolução tecnológica. “Antigamente, se errasse algum número tinha que começar tudo do zero, e depois era preciso checar um a um e então entregar as centenas de folhas de pagamento e os envelopes com tickets de benefícios pela cidade”, lembra o diretor, que é filho do fundador, José Silvestrin, e já ocupou funções como office boy, administrador e contador.

Do papel ao digital, das calculadoras manuais aos algoritmos, a modernização deu escala ao serviço, que iniciou na capital paulista e hoje é nacional. A tecnologia sempre foi presente. “Fomos um dos primeiros escritórios a implantar um portal de atendimento e um aplicativo de celular, há mais de 15 anos. Na época, tínhamos que fazer treinamento para mostrar como funcionava, porque era muito disruptivo. Gostamos de trazer o novo”, diz Silvestrin.

A novidade da vez é a inteligência artificial, cujo uso relatado passou de 20% em 2017 para 78% em 2024, segundo a consultoria McKinsey no levantamento “O Estado da IA: Pesquisa Global” 2025. Para transformá-la em diferencial competitivo, no entanto, é preciso combiná-la com outros fatores, seja internamente ou na terceirização de serviços. “A tecnologia sozinha não resolve nada. A IA acelera, mas quem dá sentido aos dados é a nossa equipe” reforça o executivo. A Silvestrin RH preza por um atendimento consultivo próximo, com profissionais qualificados – de contadores a advogados especializados em direito trabalhista – para unir o melhor da inovação à sensibilidade humana na gestão de pessoas.




 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LAIS MARCIA DE OLIVEIRA
[email protected]


FONTE: Silvestrin RH
Notícias Relacionadas »