Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Canal Brasil exibe homenagem a João Donato

Nesta segunda, 17 de julho, morreu João Donato, um ícone da música popular brasileira. Em homenagem ao pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, o Canal Brasil exibe a série “João Donato”, de Tetê Moraes e Lysias Ênio, hoje, 17, a partir das 22h30. Em quatro episódios, a produção faz um passeio pela carreira de mais de 70 anos do músico. A atração traz entrevistas e apresentações de Donato com parceiros como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Martinho da Vila. A série conta ainda com depoimentos do cantor, que relembra experiências que o levaram a compor algumas de suas canções.

A música de João Donato é conhecida pela criatividade e pela mistura de gêneros como funk, samba e jazz. Ele começou a carreira em 1949 como membro da banda Altamiro Carrilho e Seu Regional, iniciou os estudos de piano dois anos depois. Em 1953, já tinha o seu próprio grupo, Donato e Seu Conjunto. O compositor é considerado um dos precursores da Bossa Nova e, ao longo da carreira, trabalhou com nomes como João Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Chico Buarque e Cazuza. “Quem é Quem”, álbum de Donato lançado em 1973 que marca sua estreia nos vocais, foi eleito um dos cem melhores discos de todos os tempos pela revista Rolling Stones. Em 2010, o pianista foi vencedor do Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Latin Jazz”, com o disco “Sambolero”. 

João Donato (2015) (04×26′)

Horário: Segunda, 17/07, a partir das 22h30

Diretor: Tetê Moraes e Lysias Ênio

Classificação: Livre

Sinopse: Um passeio pela carreira de João Donato, ícone da MPB, através de entrevistas e apresentações com seus parceiros. O cantor relembra experiências que o levaram a compor algumas de suas músicas.

  • https://stm16.xcast.com.br:7334/