Conhecido por sua atuação na cena cultural carioca e presença marcante na orla, o jornalista e produtor cultural Alessandro Monteiro — o Ale Monteiro — tem ampliado seu campo de atuação com uma proposta ousada: mudar a forma como quiosques e restaurantes do Rio de Janeiro se comunicam com o público.
A ideia surgiu após observar um problema recorrente no setor gastronômico: campanhas genéricas, redes sociais frias e uma clara desconexão com os clientes. “Muitas casas ainda direcionam suas campanhas erroneamente, sem qualquer conhecimento do seu público-alvo. Hoje, o consumidor quer mais do que consumir — ele quer viver uma experiência”, aponta Ale.
Com essa visão, ele passou a desenvolver um modelo de comunicação focado na humanização de marca, no fortalecimento da identidade visual dos estabelecimentos e no uso estratégico das redes sociais como canal real de diálogo. O objetivo é simples, mas desafiador: gerar conexão.
Além de idealizar ações culturais e eventos, Ale também está à frente da gestão de redes sociais de alguns estabelecimentos da orla, acompanha o dia a dia das operações, fecha agendas de aniversário, eventos e cuida da programação musical. “É preciso foco, direcionamento e quase morar nas redes sociais. O cliente de hoje quer ser ouvido”, afirma.
Mesmo reconhecendo que a tarefa não é fácil, ele garante que os resultados aparecem quando o trabalho é feito com consistência. “Trabalhar com comida é muito sério. Ela tem a ver com afeto, acolhimento. O meu foco é sempre o cliente e a identidade da casa. A luta é grande, o desafio maior ainda, mas é isso que me move”, finaliza.
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