De 19 a 21 de setembro de 2025, o município de Socorro (SP) será novamente a capital nacional das duas rodas com a realização do 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo que tem como tema: "Liberdade e Liberdade - A de andar de moto e a de viajar!"
O evento acontece no Centro Cultural do Movimento (CCM) e reúne fóruns, rodas de conversa, apresentações e integração entre motociclistas, marcas, autoridades e profissionais do setor, dentro da programação do Move Fest 2025, que chega em sua quarta edição, conectando esporte, adrenalina e cultura.
Nesta edição, o Congresso também marcará o lançamento oficial do Selo Moto Friendly – Socorro Destino Duas Rodas, consolidando a parceria entre a cidade e a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) no fortalecimento do mototurismo brasileiro.
A programação contará ainda com um momento especial: a comemoração de 1 ano do Monumento Rota Biker nº 12, um dos símbolos do mototurismo em Socorro. Localizado no Centro Cultural do Movimento, o monumento se tornou ponto de encontro e parada obrigatória para motociclistas de todo o país, celebrando a cultura, a liberdade e a paixão pelas duas rodas.
Entre os nomes já confirmados para o evento estão o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, acompanhado de sua equipe; o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Gustavo Jacob, o diretor de Mototurismo da entidade e membro da Federação Internacional de Motociclismo (FIM), Teiga Júnior, além da diretora de Meio Ambiente da CBM, Mariana Machado. Também já estão na agenda positiva representantes da ABRACICLO, ainda a definir por conta de conflito de agenda, e lideranças locais como o presidente da ASTUR Socorro, Ronaldo Aparecido da Silva; a presidente da ACE Socorro, Maria Isabel Lopes; e a presidente do COMTUR Socorro, Jaqueline Franco. O encontro contará ainda com a participação de nomes ligados ao mototurismo e ao movimento motociclístico, como os representantes da Associação Internacional dos Guardiões dos Monumentos Biker – Maximiliano Schimidt, Carlãozinho Coachman e Ronaldo Prado; Marcos Evangelista (4Ride/Go4Ride Agência de Mototurismo); Celso Renato (AVENTUR Mototurismo); e Luiz Vendramini (Motorroad Xperiences), reforçando a diversidade e a representatividade do setor.
Para Carlãozinho Coachman, idealizador do Centro Cultural do Movimento, o Congresso é um marco para o setor:
“O mototurismo deixou de ser apenas uma tendência para se consolidar como um dos segmentos que mais crescem no turismo brasileiro. Socorro é hoje referência nacional, e este Congresso é o espaço ideal para pensarmos juntos os próximos passos desse fenômeno que une cultura, economia e paixão pelas estradas.”
O Congresso retorna a Socorro para debater uma das atividades de viagem que mais cresce no país: o mototurismo. Fenômeno nacional, ele atrai cada vez mais adeptos que encontraram nas motocicletas a maneira ideal de unir a liberdade de pilotar e a liberdade de viajar.
Depois do primeiro congresso, realizado em 2024, algumas lições de casa foram executadas ao longo deste um ano de trabalho:
Para Teiga Jr., diretor de Mototurismo da CBM e agora também representante na FIM Latin América, o momento é de expansão:
“Estamos estruturando um calendário nacional, ampliando a representatividade do mototurismo e aproximando ainda mais os motociclistas da CBM. A filiação gratuita, a emissão da carteirinha de mototurista e o primeiro Rally de Mototurismo da entidade são conquistas que reforçam nossa missão de fortalecer e internacionalizar essa modalidade.”
O 2º Congresso Brasileiro de Mototurismo é o espaço de encontro, aprendizado e celebração para quem vive e acredita no potencial do turismo sobre duas rodas. Socorro aguarda todos para acelerar juntos rumo ao futuro do mototurismo no Brasil.
Programação
19 de setembro, sexta-feira
20 de setembro, sábado
21 de setembro, domingo
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VANESSA SALLES GIANELLINI
[email protected]