São Paulo, 10 de setembro de 2025 - No dia 7 de outubro, a 32ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL promove a Trilha Mobilidade, reunindo especialistas de diferentes áreas do setor para discutir os rumos da mobilidade no País. Ao longo do primeiro dia de evento, realizado no PRO MAGNO, em São Paulo (SP), painéis temáticos irão abordar modais essenciais, que vão do aéreo ao ferroviário, passando por aquaviário, intermodalidade, caminhões e ônibus, sempre destacando soluções de engenharia, inovação tecnológica, regulação e sustentabilidade.
A programação da Trilha Mobilidade tem início às 10h30. No auditório Carcon começará o Painel Mobilidade Aérea, que terá como tema: “Mobilidade Aérea Inteligente: Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas”. Nele será discutido o avanço das tecnologias aplicadas a aeronaves remotamente pilotadas e autônomas no Brasil. O debate trará visões sobre tendências de industrialização, regulação e políticas públicas, além de aplicações em áreas estratégicas como agricultura, segurança pública, defesa e logística. Também será abordado o momento adequado para viabilizar operações remotamente pilotadas ou totalmente autônomas.
No mesmo horário, mas no auditório Brose, o Painel Ferroviário terá como tema “Inovações da engenharia brasileira no setor ferroviário”. O setor, com mais de 170 anos de história no Brasil, passa por um momento de expansão, com investimentos crescentes e soluções desenvolvidas pela engenharia nacional. O debate destacará o papel estratégico da ferrovia na mobilidade sustentável, logística de cargas e desenvolvimento estratégico de transporte de cargas e passageiros, reforçando o papel da ferrovia para a mobilidade sustentável e para o desenvolvimento econômico brasileiro.
Às 12h15 acontecerá, simultaneamente no auditório Carcon, os debates dos painéis Aquaviário e Intermodalidade. Intitulado “A inovação como caminho para enfrentar os desafios de infraestrutura e logística no Brasil”, o encontro do tema que lida com os transportes aquáticos no país mostrará como a adoção de novas tecnologias, práticas de gestão e avanços regulatórios pode impulsionar portos e operações marítimas, tornando o setor mais eficiente e integrado. Já o de Intermodalidade, o painel “Conectando Caminhos: A Intermodalidade no Brasil” contará a proposta de analisar como a integração entre diferentes modais pode trazer mais eficiência ao transporte de cargas e passageiros, promovendo um sistema conectado, sustentável e acessível. O debate deve apontar caminhos para superar gargalos históricos e tornar a logística mais eficaz, tanto no transporte de pessoas quanto no escoamento da produção nacional.
Encerrando o dia da Trilha Mobilidade, às 16h30, o Painel Caminhões e Ônibus entra em jogo no auditório Carcon para discutir como a aplicação de novas tecnologias pode contribuir para reduzir acidentes e salvar vidas nas estradas e nas cidades brasileiras. Intitulado “Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros. Como as novas tecnologias podem contribuir para salvar vidas nas cidades e estradas do Brasil”. O debate entre especialistas irá mostrar como sistemas de segurança, já presentes ou em desenvolvimento, estão transformando a operação de veículos pesados.
“A Trilha Mobilidade foi pensada para mostrar como a engenharia e a inovação podem transformar o transporte no Brasil em todas as suas dimensões. Ao reunir especialistas de diferentes modais, queremos estimular uma visão integrada, capaz de enfrentar desafios logísticos, promover mais segurança e preparar o país para um futuro de mobilidade sustentável e eficiente”, disse Claudio Castro, Presidente da SAE BRASIL.
As inscrições para o Congresso SAE BRASIL 2025 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da SAE BRASIL. No site também é possível acompanhar a grade de palestras e debates.
Trilha Mobilidade | Congresso SAE BRASIL 2025
7 de outubro
10h30
Painel Mobilidade Aérea: “Mobilidade Aérea Inteligente: Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas”
Auditório Carcon
Participantes:
Julio Bolzani, Executivo de Inovação da EMBRAER;
Júlio Shidara, Presidente, Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB);
Rui Carlos Josino Alexandre, Coordenador da CDNT, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
Alexandre Zaramela, CEO da MOYA Aero;
Moderador: Fábio Almeida, Relações Institucionais de Desenvolvimento Tecnológico da EMBRAER.
Sinopse: Este painel tem como tema a tecnologia e a engenharia brasileira para as aplicações utilizando Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas. Para isto, especialistas contribuirão, cada um com sua perspectiva, para entender as tendências da tecnologia, industrialização, regulação, políticas públicas e aplicações em diversas áreas, como agricultura, segurança pública, defesa e logística. Também será discutido o timing das futuras operações remotamente pilotadas e/ou autônomas.
10h30
Painel Ferroviário: “Inovações da engenharia brasileira no setor ferroviário”
Auditório Brose
Participantes:
Auteliano Antunes dos Santos Junior, Professor Titular da UNICAMP;
Alex Augusto Sanches Trevizan, Diretor Comercial e Terminais da Transnordestina Logística (TLSN);
Paulo Maurício Costa Furtado Rosa, Diretor de Engenharia da Amsted Rail;
Moderador: Leonardo Baruffaldi, Professor de Mecânica no Instituto Federal de São Paulo em Hortolândia.
Sinopse: O setor ferroviário brasileiro, com mais de 170 anos de história, vive um momento de transformação, impulsionado por investimentos crescentes e inovações desenvolvidas pela engenharia nacional. Alinhado ao tema do Congresso SAE BRASIL 2025, este painel destacará como a indústria e as operadoras locais estão se preparando para ampliar sua capacidade, com expectativas de aumento significativo de recursos nos próximos anos. Diante de desafios únicos, como geografia diversificada e demandas logísticas específicas, o Brasil tem criado soluções tecnológicas e operacionais adaptadas às suas necessidades, muitas delas concebidas internamente por empresas nacionais. O Painel Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2025 reforçará o papel estratégico da ferrovia na mobilidade sustentável, logística de cargas e desenvolvimento estratégico do Brasil e mostrará como a engenharia nacional está assentando os trilhos para o futuro do transporte de cargas e passageiros no país.
12h15
Painel Aquaviário: “A inovação como caminho para enfrentar os desafios de infraestrutura e logística no Brasil”
Auditório Carcon
Participantes/Tema:
Roberto Teller, Diretor de Operações da Movecta
Tema: Inovação nas Operações Logísticas nos Portos
Marcelo Patrício, Gerente Executivo de Operações da TECON – Santos Brasil
Tema: Automação Aplicada a terminais de contêineres
Mario Povia, Presidente, Instituto Brasileiro de Infraestrutura
Tema: Observatório da Infraestrutura e Logística de Transportes.
Moderador: Roberto Paveck, Coordenador da Mentoria Aquaviária SAE BRASIL.
Sinopse: A proposta deste painel é discutir como a inovação — seja por meio de novas tecnologias, práticas de gestão ou avanços no modelo regulatório — pode ser a chave para destravar os principais gargalos logísticos e de infraestrutura no Brasil. A partir de exemplos práticos e visões estratégicas, o debate buscará evidenciar caminhos viáveis para tornar o setor marítimo e portuário mais eficiente, integrado e sustentável.
14h45
Painel Intermodalidade: “Conectando Caminhos: A Intermodalidade no Brasil”
Auditório Carcon
Participantes:
Vanderlei Azevedo Marques, Diretor de Logística Integrada da Dubai Ports World – DPW;
Luciana Sumam, Diretora da MarMec Engenharia e Consultora Especialista em Eficiência Energética e Segurança Operacional;
Sergio Avelleda, Sócio fundador, Urucuia: Mobilidade Urbana;
Tema: Os desafios da integração metropolitana da mobilidade urbana no Brasil;
Moderador: Adriano Nascimento Barbosa, Sócio da Modal Consultoria.
Sinopse: O painel tem como objetivo discutir a importância da intermodalidade como uma solução integrada para os desafios de transporte de carga e passageiros no Brasil. Através da análise de diferentes modais e da promoção de um sistema de transporte mais acessível, sustentável, conectado e eficiente, buscamos identificar estratégias que conectem pessoas, cargas e lugares de maneira mais eficaz.
16h30
Painel Caminhões e Ônibus: “Caminhões e Ônibus – Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros”
Auditório Carcon
Participantes:
Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional de Segurança
Tema: Estatísticas e dados de acidentes nas rodovias e cidades no território nacional
Mithermayer Menabo Junior, Gerente Corporativo de TI e Engenharia da GJA
Tema: Tecnologias de sensoriamento e monitoramento na prevenção de acidentes, seu uso e benefícios
Renato Vieira Tozzi, Diretor de Operações da Águia Branca
Tema: A visão do cliente sobre a adoção e uso de tecnologias de segurança ativa no transporte de passageiros
Sinopse: Caminhões e Ônibus – Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros. Como a adoção e utilização de novas tecnologias podem contribuir para salvar vidas nas cidades e estradas do Brasil.
Serviço
Congresso SAE BRASIL 2025
Data: 7 e 8 de outubro de 2025
Horário: das 8h30 às 19h
Local: PRO MAGNO – Centro de Eventos
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo – SP
Inscrições: saebrasil.org.br/congresso2025
Sobre a SAE BRASIL
A SAE BRASIL é uma associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”. Participam da entidade profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e de disseminar conhecimento, visando desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.
Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento da mobilidade e da integração do País ao processo de globalização da economia, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo. Conta com 6 mil associados e 09 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje em uma das mais relevantes instituições do setor da mobilidade brasileira.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, entre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison. Ao longo de mais de um século de existência tornou-se em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios em cerca de 100 países.
Contato para a imprensa: [email protected].
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA GOMES JUSTI
[email protected]