MENU

Projeto do Senac ajuda a transformar óleo de cozinha usado em biocombustível em Juiz de Fora

Iniciativa estudantil promove educação ambiental e articula rede local de inovação e sustentabilidade

MATEUS SANTOS
10/09/2025 09h26 - Atualizado há 3 horas
Projeto do Senac ajuda a transformar óleo de cozinha usado em biocombustível em Juiz de Fora
Senac
Alunos do curso de Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos do Senac Juiz de Fora, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, colocaram em prática um projeto que mostra como o ambiente escolar pode ser espaço de transformação ambiental e social. Através da campanha interna “De Olho no Óleo”, estudantes promoveram a coleta de óleo de cozinha usado, com foco na destinação correta do resíduo e no seu reaproveitamento como biocombustível, que já está em uso experimental em frotas de veículos da cidade.
A proposta envolveu diretamente a comunidade escolar. Os alunos incentivaram os colegas de todas as turmas e demais funcionários a levarem o óleo para a campanha. Mais do que conscientizar sobre os danos do descarte incorreto, a iniciativa apostou no protagonismo estudantil e em parcerias com instituições sem fins lucrativos que atuam na cidade.
Foram 77 litros de óleo arrecadados, que agora serão encaminhados ao Instituto EPROS, referência local em educação ambiental, responsável por viabilizar o envio do material à miniusina de biocombustível instalada no parque tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora, em parceria com o CRITT (Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia).O combustível produzido a partir desse processo vem sendo utilizado de forma piloto em veículos, representando uma alternativa energética mais limpa e sustentável. A campanha também iniciará uma nova rodada de coleta de óleo.
Para a docente, Aline Nascimento, uma das coordenadoras da ação, mais do que aprender sobre sustentabilidade, os estudantes estão vivenciando soluções reais. “Quando o aluno entende que o óleo que ele trouxe de casa pode virar combustível para um veículo da cidade, ele percebe seu papel na transformação. É esse tipo de experiência que fortalece o sentimento de pertencimento e de cidadania ativa”, destaca.
Além da campanha, os estudantes também organizam atividades educativas e uma feira interna com empreendedoras do grupo “Só Delas”, ampliando o debate sobre sustentabilidade para além da questão ambiental. A proposta é mostrar que ações simples, como o descarte correto de um resíduo doméstico, podem gerar impactos positivos e conectar diferentes dimensões: ambiental, social, econômica e tecnológica.
O “De Olho no Óleo” é exemplo de como a educação profissional pode promover conexões com a comunidade, estimular o senso coletivo e incentivar a busca por soluções inovadoras e sustentáveis no cotidiano.
Sobre a Fecomércio MG e o Senac em Juiz de Fora
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade, há 86 anos. Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários(as), empresários(as) e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Senac em Juiz de Fora tem ampla oferta de cursos ágeis, técnicos, pós-graduação (MBA) e turmas do Programa Jovem Aprendiz, em áreas como Beleza, Comunicação, Gastronomia, Gestão, Saúde e Informática. Com duas unidades na cidade e atuação desde 1960, a instituição também é polo de Educação a Distância e atende mais de 50 municípios na região.
A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mateus de Jesus Santos
[email protected]


Notícias Relacionadas »