MENU

Quem Prospera Sempre Alcança finaliza sua quarta turnê nacional em Santo André

A montagem mescla circo-teatro e comédia de costumes, e aborda de forma humorada o empreendedorismo e o planejamento financeiro. O texto e a direção são de Leonardo Cortez. No elenco, André Santos e Djair Guilherme.

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
09/09/2025 17h32 - Atualizado há 6 horas
Quem Prospera Sempre Alcança finaliza sua quarta turnê nacional em Santo André
João Caldas F
 

QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA é um espetáculo de rua que dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, nele o humor funciona como elemento de aproximação com o público, construído a partir de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação direta - marcas da dramaturgia de Leona rdo Cortez, autor de peças como Amor á Vista, Veraneio, Pousada Refúgio, Rua do Medo, Maldito Benefício e Sala dos Professores.  

O espetáculo aborda a determinação dos brasileiros em buscar novas formas de trabalho por conta própria, criando uma identificação com o público, especialmente com aqueles que utilizam da criatividade para seguir em atividade. Também destaca a importância do planejamento e da organização para realizar sonhos, em especial dos novos empreendedores que, diante da falta de emprego ou de salários baixos, abrem pequenos negócios como alternativa para garantir sua renda. Quase 40 mil pessoas já assistiram em 44 cidades de diversos estados brasileiros. 

Em QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA a dramaturgia e direção são de Leonardo Cortez, e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze personagens. O projeto, patrocinado pela Visa por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, já realizou quatro edições, sempre com apresentações gratuitas.

Quem Prospera Sempre Alcança tem o início com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral, responsáveis por montar o palco para a apresentação no local. Eles assumem tanto o papel de operários quanto de mestres de cerimônia, e, a partir daí, evocam situações ligadas ao empreendedorismo por meio de quatro histórias. 

A primeira é da própria companhia teatral. Na segunda, duas fãs de uma dupla sertaneja, ainda na fila do show, decidem como gastar o dinheiro que juntaram com todo o esforço. Já a terceira mostra dois desempregados que resolvem empreender como vendedores ambulantes e acabam formando uma sociedade atrapalhada. Por fim, a quarta história traz o dono de um boteco falido que recebe a visita inusitada de uma fada-madrinha. 

A metalinguagem presente no espetáculo convida o público a embarcar em diferentes camadas; ao mesmo tempo que revela o processo de criação teatral, provoca reflexões sobre temas contemporâneos como organização, planejamento, invenção e realização do trabalho em um cenário de desemprego e falta de educação financeira.

Se no início a estrutura teatral é exposta diante da plateia, ao longo da peça o espectador mergulha no jogo cênico e na pura convenção teatral. O cenário montado dá espaço ao surgimento de novos personagens, criados com o uso de acessórios e figurinos, em uma sucessão de esquetes que facilita a compreensão tanto do público quanto de transeuntes que passam pela rua. 

A diretora de produção Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais .

“As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, Diretora Executiva de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. “O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”.

 

 Serviço:

QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA

Livre | Gratuito | 

Duração – 45 minutos 

Facebook e Instagram – @quemprospera

Acessibilidade: O espetáculo oferece recursos para pessoas com necessidades especiais físicas, auditivas e visuais, incluindo interpretação em libras, folder em braille e folder de leitura fácil.

Dia 13/9 – 10h - Parque Antônio Fláquer – Ipiranguinha

Endereço: Rua Sete de Setembro – Vila Alzira, Santo André – SP

Dia 13/9 – 15h - Parque Prefeito Celso Daniel

Endereço: Av. Dom Pedro II, 940 – Bairro Jardim, Santo André – SP

Dia 14/9 – 10h e 15h - Parque Central (Deputado José Cicote)

Endereço: Rua José Bonifácio, s/n – Vila Assunção, Santo André – SP

 

Ficha Técnica

Texto e Direção – Leonardo Cortez

Assistência de Direção – Rogerio Barsan

Elenco – André Santos e Djair Guilherme

 Composição e Direção Musical – Jonatan Harold

 Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe

 Iluminação – Ricardo Bueno

 Coreografia – Fabiana Santos

 Operação de Som – Rogerio Barsan

 Fotografia – João Caldas Filho

 Identidade Visual – Fernando Moser

 Direção de Produção – Sonia Kavantan

 Produção – Tiago Barizon e Rogerio Barsan

 Assistente Administrativo – Milka Master

 Produção Local: Andréa Glória

Patrocínio: Visa

Realização: Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais, Lei Rouanet, de Incentivo à Projetos Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

Informações: [email protected]


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Notícias Relacionadas »