Trocar de área profissional pode ser um passo decisivo para conquistar mais qualidade de vida, crescimento e satisfação no trabalho. De acordo com a Pesquisa de Tendências da Catho, plataforma gratuita de empregos, 42% dos profissionais brasileiros afirmam que pretendem mudar de carreira em 2025. No entanto, muitos enfrentam obstáculos que poderiam ser evitados.
O estudo revela que entre as principais motivações para a mudança estão benefícios melhores e qualidade de vida (42,7%), plano de carreira profissional (41,8%), aumento de salário (41,7%), ambientes de trabalho mais saudáveis (31%) e busca por novos desafios (29%).
Por outro lado, também aponta barreiras como falta de qualificação ou experiência na nova área (35,6%), insegurança financeira (24,5%), dificuldade de obter apoio ou networking (11%) e falta de confiança para iniciar em um novo setor (11%).
"Esses dados mostram que a mudança de carreira é um desejo real para muitos brasileiros, mas que não basta ter só vontade. O indivíduo precisa de planejamento e preparo. Muitas vezes, o que separa o profissional da oportunidade é a ausência de uma estratégia para se qualificar e se posicionar no mercado”, afirma Patricia Suzuki, diretora de RH da Redarbor Brasil, detentora da Catho.
Segundo a diretora, cinco chaves podem fazer toda a diferença para garantir uma transição de carreira de forma estruturada e com maiores chances de sucesso:
“É necessário dedicar tempo para entender o setor em que deseja atuar, buscando informações sobre oportunidades, desafios e habilidades mais valorizadas. É imprescindível investir em qualificação, seja por meio de cursos técnicos, novas certificações, idiomas, leituras e participações em feiras e congressos da área, que ajudarão a mantê-lo atualizado e competitivo”, orienta Suzuki.
Além disso, a especialista também ressalta a questão do planejamento financeiro, uma vez que uma reserva de segurança antes da transição garante mais tranquilidade para focar no aprendizado. E, o mais importante: autoconhecimento, para que possa escolher um novo caminho compatível com as suas expectativas de vida e carreira.
“Mudar de profissão é um processo que exige coragem, mas também método. Quando o profissional entende que a transição é uma construção e não um salto repentino, ele passa a tomar decisões mais alinhadas aos seus objetivos de longo prazo”, conclui a porta-voz da Catho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PEDRO GABRIEL SENGER BRAGA
[email protected]