MENU

Controle de temperatura é solução para evitar perda de alimentos produzidos globalmente

Falhas na cadeia do frio geram um desperdício de cerca de 475 milhões de toneladas de alimentos por ano, volume que poderia alimentar até 950 milhões de pessoas

SARAH ABRãO
03/09/2025 10h05 - Atualizado há 17 horas
Controle de temperatura é solução para evitar perda de alimentos produzidos globalmente
Foto: Divulgação

Cerca de 12% dos alimentos produzidos no mundo para consumo humano são perdidos devido à falta de controle adequado de temperatura no transporte. O dado, revelado pela International Institute of Refrigeration (IIR), informa ainda que, sem uma cadeia de frio eficiente, se perde o equivalente a 475 milhões de toneladas de alimentos, uma quantidade suficiente para alimentar até 950 milhões de pessoas por ano. 

O problema é agravado pela fragilidade nas etapas de transporte e armazenamento. Grande parte dos alimentos perecíveis, como frutas, vegetais, laticínios e proteínas, tem sua vida útil diretamente impactada pela exposição a variações de temperatura. Sem um sistema de refrigeração confiável, muitos produtos se deterioram antes de chegar ao consumidor final. 

“A cadeia do frio é um elo crítico entre a produção e o consumo. Quando ela falha, o prejuízo vai muito além do alimento perdido: ocorre o desperdício de água, energia, insumos, trabalho e tempo. Estamos falando de um impacto ambiental profundo e de um obstáculo grave à segurança alimentar global”, alerta Vinilton Souza, Líder de Serviços e do Centro de Treinamento na América Latina da Thermo King, empresa pioneira no desenvolvimento de soluções no controle de temperatura para transportes, incluindo unidades de refrigeração para logística de perecíveis.

Shelf life, emissões e impacto ambiental

Estima-se que o desperdício de alimentos seja responsável por cerca de 8 a 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura). Ou seja, combater as perdas causadas por falhas na refrigeração também é uma forma de reduzir a pegada de carbono da cadeia alimentar.

“Ao prolongar a vida útil de um alimento, evitamos que ele seja descartado prematuramente. Isso significa menos desperdício, menos emissões e mais eficiência em toda a cadeia logística”, explica o executivo da Thermo King. 

Tecnologia como aliada da sustentabilidade

Com presença global e atuação em toda a cadeia de transporte refrigerado, a Thermo King investe em soluções inovadoras que aliam controle preciso de temperatura, monitoramento remoto e eficiência energética. Além disso, a companhia desenvolve equipamentos com menor consumo de combustível e uso de energia elétrica, contribuindo para a descarbonização da logística. 

“Nosso objetivo é claro: garantir que nenhum alimento, vacina ou carga perecível se perca por falta de refrigeração adequada. Sustentabilidade e eficiência caminham juntas nesse processo”, reforça Vinilton. 

A expansão da cadeia do frio é vista como um dos passos mais importantes para reduzir o desperdício, melhorar a segurança alimentar e enfrentar as mudanças climáticas. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
SARAH ABRÃO CARDOSO
[email protected]


Notícias Relacionadas »