MENU

Guias e instrutores do Nordeste recebem capacitação internacional para minimizar impactos na natureza

Monitores aprenderão na prática, entre outras coisas, como instruir os visitantes a descartar corretamente o lixo em trilhas e montanhas e planejar locais de acampamento

Dayana Lima
03/09/2025 10h01 - Atualizado há 17 horas
Guias e instrutores do Nordeste recebem capacitação internacional para minimizar impactos na natureza
Gear Tips

O curso Leave No Trace, voltado ao mínimo impacto ambiental e reconhecido internacionalmente, chega à Paraíba e ao Rio Grande do Norte. O treinamento visa oferecer capacitação essencial a guias e instrutores que conduzem atividades ao ar livre em áreas naturais e parques da região. Entre os locais que já receberam o curso estão os parques nacionais da Tijuca e da Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, Chapada Diamantina, na Bahia, e dos Veadeiros, em Goiás. O treinamento faz parte do Programa CAPACITAR, oferecido pelo Gear Tips, empresa especializada em educação e capacitação de praticantes e profissionais de atividades na natureza. 
 

Durante dois dias, os participantes terão acesso a conteúdos teóricos e práticos que abordam desde como se preparar com antecedência, escolher os melhores locais para caminhar e acampar, lidar corretamente com os resíduos, preservar aquilo que encontrarem, fazer o uso responsável do fogo, respeitar os animais silvestres e, por fim, conviver de forma harmoniosa com outros visitantes.
 

O curso em Araruna (PB) acontece nos dias 18 e 19 de setembro e será ministrado pelos instrutores Moaci Judson e Nataly Fogaça. Já em Natal (RN), os participantes contarão com a presença de Moaci Judson e Thiago Paiva Brito, nos dias 27 e 28 de setembro. Cada turma terá 14 vagas, garantindo atenção individualizada e aproveitamento máximo do conteúdo.
 

O treinamento é especialmente relevante para profissionais que atuam em parques, reservas e atrativos naturais do Nordeste, capacitando-os a reduzir impactos ambientais e a influenciar positivamente visitantes durante trilhas, expedições e atividades educativas:
 

“O Gear Tips tem ampliado sua atuação no Brasil, e já alcançou cerca de 250 pessoas capacitadas em práticas de mínimo impacto. A meta agora é levar o treinamento a todas as unidades de conservação do país, incluindo parques nacionais e estaduais. As instituições já reconhecem a relevância da educação ambiental para conservar as áreas verdes, o que explica o aumento da demanda por cursos como este”, observa Pedro Lacaz Amaral, fundador do Gear Tips.
 

Para viabilizar a expansão, a empresa aposta em parcerias. Como os cursos são subsidiados pelo próprio Gear Tips e seus parceiros, a captação de recursos se torna fundamental. “Engajar empresas locais é um passo estratégico para manter o programa acessível e com alcance cada vez maior”, reforça Amaral.
 

Após a certificação, os participantes estarão habilitados a ministrar palestras e workshops, compartilhando os princípios do Leave No Trace com diferentes públicos.
 

O Programa CAPACITAR oferece ainda outros cursos, como Orientação e Navegação em Ambientes de Montanha (CONAM) e Primeiros Socorros em Áreas Remotas (WAFA), todos subsidiados pelo Gear Tips e com a ajuda de parceiros como Curtlo, My Safe Sport, Nos Alpes, Promeal, Sea to Summit e Vapza.
 

Mais informações sobre o programa estão disponíveis em: https://geartips.com/programa-capacitar/


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DAYANA RESENDE DE SOUZA LIMA
[email protected]


Notícias Relacionadas »