MENU

Moradores da Roseira de São Sebastião, em São José dos Pinhais, terão aulas gratuitas de empreendedorismo, empregabilidade e sustentabilidade

Iniciativa é uma parceria da Paresi com a Horse Technologies com o objetivo de fortalecer a economia local e medir o impacto social no bairro

MARINA OLIVEIRA
04/09/2025 13h16 - Atualizado há 1 dia
Moradores da Roseira de São Sebastião, em São José dos Pinhais, terão aulas gratuitas de empreendedorismo,
Divulgação Paresí

Seis mil moradores do bairro da Roseira de São Sebastião, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba serão diretamente beneficiados por uma parceria firmada entre a Paresí, empresa especializada em organizar dados e indicadores para medir o impacto social e ambiental de iniciativas ESG de empresas, e a Horse Technologies, líder global em sistemas de propulsão eficientes e sustentáveis. O projeto tem como objetivo fortalecer a economia local, melhorar a empregabilidade e promover soluções em mobilidade urbana para o bairro.  

A iniciativa começou com um mapeamento detalhado das oportunidades de impacto social e ambiental no entorno da indústria. A Paresí elaborou um plano de ações que inclui voluntariado corporativo, oficinas educativas e o acompanhamento dos resultados por meio de relatórios de sustentabilidade.  

A plataforma da Paresí foi adaptada exclusivamente para monitorar o progresso das atividades, alinhando-as aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas da Horse Technologies.  

“A gente sabe que é uma região que pode se beneficiar muito com essas ações, até por ser um local com grande concentração de indústrias. Esses programas de integração comunitária foram sugeridos pela nossa consultoria e serão mensurados dentro da nossa plataforma”, explica Geovana Conti, CEO da Paresí.  

Atividades locais  

Até o final de ano, serão realizadas cinco oficinas com certificação para os participantes. Entre os temas abordados estão economia circular para crianças e adolescentes, compostagem de resíduos orgânicos e práticas sustentáveis como redução, reutilização e reciclagem.  

Haverá também capacitação em empregabilidade, com orientações sobre currículo, preparação para entrevistas e busca por vagas na região, que concentra importantes indústrias.  

Outro eixo do projeto é o empreendedorismo, com uma jornada que inclui educação financeira e se encerra em uma feira para exposição de negócios locais. A ideia é incentivar não apenas os moradores, mas também fazer com que os colaboradores da Horse Technologies participem das atividades como voluntários, oferecendo mentoria e apoio aos empreendedores locais.  

“A Horse Technologies está comprometida em ser um agente transformador em São José dos Pinhais indo além do desenvolvimento de tecnologias para a mobilidade sustentável. Queremos contribuir com a comunidade em outras frentes, levando conhecimento e oportunidade de desenvolvimento para as pessoas”, diz Giuliano Eichmann, Diretor de Operações da Horse Technologies no Brasil. 

A expectativa é que as ações gerem um legado positivo para a comunidade, integrando a indústria ao território e promovendo desenvolvimento sustentável. Os resultados serão medidos e divulgados por meio de relatórios de impacto social.  

Sobre a Paresí.Social  

Por meio de uma ferramenta e metodologia próprias, a Paresí coleta e organiza dados e indicadores para mensuração do impacto social e ambiental de iniciativas ESG de empresas. Os relatórios elaborados pela Paresí seguem os padrões internacionais de ODS. É a terceira startup criada pela empreendedora Geovana Conti com foco no Social, o S do ESG.  

Saiba mais pelo site e redes sociais: https://paresi.social/  

Sobre a Horse Technologies  

A Horse Technologies é uma divisão da Horse Powertrain, líder global em soluções de motores híbridos e de combustão, oferecendo suporte a fabricantes automotivos (OEMs) com uma gama de sistemas, incluindo motores, transmissões, eletrônica de potência e plataformas híbridas integradas. Composta por duas divisões, a Aurobay Technologies e a Horse Technologies, a Horse Powertrain opera 17 fábricas e 5 centros de P&D em todo o mundo, atendendo a OEMs, incluindo Renault Group, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors Corporation. A Horse Powertrain tem sede em Londres, Reino Unido, e emprega 19.000 pessoas globalmente. Os três acionistas da empresa são Renault Group (45%), Geely (45%) e Aramco (10%). 

Saiba mais em: https://horse-powertrain.com/ 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARINA DE OLIVEIRA PIMENTEL
[email protected]


Notícias Relacionadas »