MENU

Mercado de trabalho 2026: novas leis e modelos estratégicos de contratos

Advogado trabalhista aponta tendências e reforça a importância de contratos estratégicos no modelo híbrido

DANIELA NUCCI
13/10/2025 13h48 - Atualizado há 10 horas
Mercado de trabalho 2026: novas leis e modelos estratégicos de contratos
Divulgação

As relações de trabalho no Brasil entram em uma nova fase em 2026, marcada pela consolidação do modelo híbrido, que integra equipes fixas, terceirizadas e temporárias. As recentes alterações na legislação trabalhista e decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reforçam a necessidade de contratos bem estruturados, capazes de oferecer segurança jurídica e eficiência operacional às empresas.

Embora muitas vezes usados como sinônimos, terceirização e trabalho temporário são institutos distintos na legislação brasileira e cumprem papéis estratégicos diferentes dentro das empresas. 

Na terceirização, uma empresa contrata outra para executar determinadas atividades de forma contínua, permitindo que o contratante foque no seu negócio principal e reduza custos operacionais. Já o trabalho temporário se aplica em situações específicas e de prazo definido, como aumento de demanda sazonal ou substituição de funcionários afastados.

Com as mudanças trazidas pela Reforma Trabalhista e pelas decisões recentes do TST, o uso desses modelos ganhou maior segurança jurídica, mas também exige contratos detalhados e adaptados à realidade de cada negócio.

Segundo o advogado Jorge Victor Veiga do escritório Jorge Veiga Sociedade de Advogados , especialista em Direito Trabalhista, as empresas precisam compreender que “a elaboração de contratos não pode ser apenas burocrática, mas estratégica, garantindo clareza de direitos e deveres, prevenindo litígios e permitindo flexibilidade para lidar com diferentes formatos de trabalho”.

O período deve impactar diretamente o mercado de trabalho, com a expectativa de 14.218 contratações temporárias em Campinas e Região, aumento de 4,5% em relação às 13.602 vagas abertas em 2024. Para Veiga, essa tendência evidencia que “quando usados de forma planejada, o trabalho temporário e a terceirização se tornam ferramentas de gestão de pessoas, mantendo a produtividade e valorizando o capital humano em um ambiente de negócios cada vez mais competitivo”.

 

Saiba mais – Jorge Veiga Sociedade de Advogados

Fundado em 1994, em Campinas, o escritório Jorge Veiga Sociedade de Advogados é referência em soluções jurídicas de excelência, unindo seriedade, competência e compromisso com prazos. Atua nas áreas de Direito Civil, Trabalhista, Empresarial, Família e Sucessões, Consumidor e Previdenciário, com presença em diversas cidades do interior paulista e capital.

Com uma equipe altamente qualificada, o escritório se destaca pelo atendimento personalizado, empatia e sigilo profissional, sempre pautado pela ética e pela busca de soluções inovadoras e eficazes. A confiança construída ao longo de três décadas de atuação faz do Jorge Veiga Sociedade de Advogados um parceiro estratégico para empresas e pessoas físicas que buscam segurança e transparência em suas demandas jurídicas.

Conheça mais: @jorgeveigasociedadedeadvogados

 

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DANIELA CHINIARA NUCCI
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.