A designer e professora de arte, Edeliz Klaumann, está ministrando a “Oficina de fotografia com celular”. O intuito é capacitar os participantes a usar o próprio telefone celular para criar imagens de qualidade, fazer ajustes nas configurações da câmera do aparelho, edições básicas, explorar diversas finalidades como redes sociais e registros do cotidiano.
O curso iniciou ontem (dia 13/10) e segue nos dias 20, 27/10 e 03/11, das 14h às 17h, na Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça da Espanha – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Bigorrilho, Curitiba). As inscrições estão abertas, são gratuitas, com vagas limitadas e devem ser feitas pelo link https://forms.gle/
Podem participar jovens e adultos interessados em fotografia, arte, expressão pessoal e não é exigido conhecimento técnico prévio. Basta apenas levar qualquer modelo de aparelho celular que tire foto. Haverá certificado de participação.
“Mais do que ensinar a tirar boas fotos, esta oficina busca expandir o olhar e despertar o potencial expressivo de cada participante, por meio da fotografia como linguagem criativa, sensível, poética e acessível. Os encontros vão combinar prática e reflexão, com imagens produzidas a partir do cotidiano”, conta o escritor e mediador de leitura, Cristiano Nagel.
Programação
Durante a oficina, os participantes serão apresentados a referências de fotógrafos que registram o mundo, transformando cenas simples em imagens potentes. A partir disso, serão incentivados a desenvolver seu próprio olhar, descobrir formas de observar objetos, pessoas e lugares sob novas perspectivas.
A cada encontro, novos caminhos serão propostos. O primeiro dia será dedicado ao exercício da observação, treinando o olhar para perceber o que geralmente passa despercebido. No segundo dia, serão introduzidas noções básicas de composição como enquadramento, luz, formas e posicionamento da câmera para valorizar visualmente as fotos produzidas.
O terceiro encontro será voltado à criação de imagens com base em objetos simbólicos, permitindo que sentimentos e ideias ganhem forma por meio da fotografia. No quarto e último encontro será realizada uma vivência com Cianotipia; um processo artesanal de impressão fotográfica que produz imagens em tons de azul profundo.
Diferentes atrações culturais
A oficina “Expressão Criativa por Meio da Fotografia” é uma das atrações do projeto cultural Até que a literatura nos separe, idealizado pela doutoranda em Letras pela UFPR, Taíne Alves.
Ao todo, o projeto contempla 175 Rodas de Leitura em colégios públicos da capital paranaense, 2 oficinas de produção de crônicas com o escritor Luís Henrique Pellanda e 1 oficina de expressão criativa. Todas as ações são gratuitas.
O projeto cultural Até que a literatura nos separe é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com o apoio da Universidade Positivo e Colégio Positivo.
Serviço
O que: “Oficina de fotografia com celular” ministrada pela designer e professora de arte, Edeliz Klaumann
Quando: O curso iniciou ontem (dia 13/10) e segue nos dias 20, 27/10 e 03/11, das 14h às 17h
Onde: Casa da Leitura Miguel de Cervantes (Praça da Espanha – Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1238, Bigorrilho, Curitiba)
Quanto custa: Gratuita
Inscrições: Já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/
Informações: tel. 41-99822-0699 e e-mail [email protected]
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARLISE GROTH MEM
[email protected]