O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é uma data para celebrar a infância e lembrar que, nessa fase cheia de curiosidade e descobertas, as mãos são o principal instrumento para explorar o mundo. Brincadeiras no parque, na escola ou em casa fazem parte do crescimento, mas também expõem os pequenos a acidentes. Entre os mais comuns, estão dedos presos em portas, janelas, gavetas e portões; cortes com objetos cortantes ou brinquedos quebrados; quedas de brinquedos que causam fraturas e queimaduras ao tocar em panelas, tomadas ou líquidos quentes.
Pais e cuidadores devem ficar atentos aos ambientes onde as crianças brincam, ressalta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Dr. Rui Barros. “Situações comuns do dia a dia podem causar acidentes graves. Portas sem trava, brinquedos em mau estado de conservação ou quedas em parquinhos são alguns exemplos que podem resultar em fraturas, cortes profundos e até amputações. A prevenção começa com supervisão constante e ambientes seguros”, afirma.
Um caso que ilustra bem esse risco aconteceu em agosto de 2022, quando uma menina de 8 anos perdeu parte do dedo ao brincar em um “gira-gira” em uma escola municipal de São Paulo. O brinquedo estava em mau estado de conservação, travado com um pino de metal e cadeado improvisados, segundo os autos. Enquanto brincava, a menina introduziu o dedo em um dos orifícios do equipamento, sem proteção adequada, e sofreu a lesão no dedo. A criança chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas o reimplante não foi possível. Câmeras de segurança registraram que não havia funcionários próximos no momento do acidente.
O médico lembra que as mãos merecem atenção redobrada, porque qualquer lesão pode comprometer atividades simples do dia a dia da criança e até influenciar seu desenvolvimento. “Por isso, se ocorrer alguma lesão, o caso deve ser visto com seriedade, pois o atendimento rápido pode evitar sequelas e garantir que elas sigam crescendo e aprendendo sem limitações”, finaliza.
A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior.
A instituição coordena e regulamenta a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional. Mais informações em Link.
Victor Oliveira – [email protected] / (11) 94470-6660 WhatsApp
Raquel Pantaleão – [email protected] / (11) 91112-6611 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] / (11) 97529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani - [email protected] / (11) 99144-5585 WhatsApp
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VIVIANE SOARES BUCCI
[email protected]