MENU

Instituto Natura e Avon lançam Movimento Pelo Cuidado das Mamas para ampliar conscientização sobre câncer de mama

Iniciativa, realizada em parceria com a RD Saúde (do grupo Raia e Drogasil), o Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, propõe enfrentar barreiras de acesso à informação, romper a sazonalidade do Outubro Rosa e chegar às mulheres mais vulneráveis

GIOVANNA CASTRO
06/10/2025 10h31 - Atualizado há 4 horas
Instituto Natura e Avon lançam Movimento Pelo Cuidado das Mamas para ampliar conscientização sobre câncer de
Divulgação

Com o objetivo de conscientizar e transformar essa consciência em atitude, o Instituto Natura e a Avon, em parceria com Raia e Drogasil, do grupo RD Saúde; o Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer lançam o Movimento Pelo Cuidado das Mamas e iniciam suas ações com a campanha “Tem que Peitar”, estrelada pela cantora Tiê. A estratégia da campanha, primeira iniciativa lançada pelo Movimento, busca conscientizar a população sobre a saúde das mamas no Brasil e enfrentar os principais desafios mapeados para 2025: transformar o conhecimento em ação,  tornar perene a conscientização sobre o câncer de mama, desconstruir o mito do autoexame como suficiente e alcançar mulheres em maior vulnerabilidade social, econômica ou emocional.

“Ainda que o câncer de mama seja o tipo de câncer que mais acomete mulheres e um dos mais conhecidos, mobilizá-las para o cuidado contínuo é um desafio de saúde coletiva e que deve ser feito de forma constante. É preciso que as mulheres saibam reconhecer os métodos de detecção precoce, as leis e direitos disponíveis para as pacientes, os sinais e sintomas da doença”, afirma Mariana Lorencinho, líder de Políticas Públicas de Saúde das Mulheres do Instituto Natura.

O Movimento foi pensado com a lógica de que é necessário unir forças de diferentes atores estratégicos no país e hoje conta com o Instituto Natura e Avon, que historicamente contribuem com a causa do câncer de mama; RD Saúde, que tem a potência da abrangência nacional de sua rede e seu foco em promover saúde; Oncoguia, como referência nacional em informação de qualidade e defesa de direitos das pacientes; e Rede Feminina de Combate ao Câncer, que atua nacionalmente para o acolhimento e apoio a pacientes e mulheres em processo de diagnóstico de câncer - para construir uma estratégia sólida e ampla de divulgação, a uma única voz da mensagem sobre o cuidado com as mamas. A intenção é que futuramente mais parceiros façam parte desta iniciativa unindo esforços, ideias e recursos para transformar a realidade sobre a conscientização do câncer de mama no Brasil.

A campanha “Tem que Peitar”

O objetivo é ocupar de forma contínua diferentes meios de comunicação para que a informação chegue ao maior número de pessoas, intensificando assim a gestão da saúde das mamas durante o ano todo. E para chegar especialmente às mulheres que mais precisam, sempre com empatia e linguagem acessível, a campanha “Tem que Peitar”, criada pela Agência Repense, conta com peças digitais, parcerias com diversas organizações e comunidades de fé, ações OOH (Out-Of-Home, em cidades), ativações em rádios por meio de Spots (peças publicitárias) e histórias de transformação de vidas.

Segundo Juliana Barros, diretora de Marketing e Comunicação da Avon - marca que há mais de 22 anos atua pela conscientização sobre o câncer de mama -, a campanha “Tem que Peitar” traduz o espírito de postura de protagonismo que a causa exige: “é uma convocação direta, forte e popular, que fala com mulheres de diferentes perfis, reforçando que prevenção é coragem e cuidado é poder”. A cantora Tiê, escolhida para ser o rosto e a voz de “Tem que Peitar”, já passou por um tratamento de câncer de pulmão e atualmente se dedica a conscientizar pessoas sobre o câncer em geral.

Veiculada desde o início de setembro nas redes sociais dos parceiros envolvidos, a campanha - que integra o Movimento “Tem que peitar” - traz informações sobre autocuidado, acesso ao diagnóstico, direitos e serviços de acolhimento, e se soma a outras iniciativas realizadas pelo Movimento de Conscientização a partir de 2025.

“Para a RD Saúde, participar do Movimento Pelo Cuidado das Mamas é mais do que apoiar uma campanha: é exercer nosso compromisso de contribuir para uma sociedade mais saudável. Com a presença em milhares de farmácias em todo o Brasil, temos a oportunidade e a responsabilidade de levar informação de qualidade e incentivar o cuidado contínuo com a saúde das mulheres, rompendo a ideia de que prevenção se limita ao mês de outubro”, afirma Giuliana Ortega, diretora de Sustentabilidade da RD Saúde.

Acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama

O Movimento é uma das estratégias para ampliar a conscientização em relação ao cuidado com a saúde das mamas do Instituto Natura e da Avon, empresas que também fazem investimentos em políticas públicas e estudos sobre a doença, como é o caso do Panorama do Câncer de Mama, que reúne dados do SUS sobre um cenário preocupante: o Brasil atingiu apenas 23,7% de cobertura mamográfica em 2023 e 2024, muito abaixo dos 70% recomendados pela OMS.

“Temos que garantir que a informação básica sobre o câncer de mama chegue a todas as mulheres, independentemente da idade, do local onde ela mora, da sua cor ou ainda sua educação. Temos que garantir que cada mulher tocada pela nossa campanha tenha acesso a um cuidado integral e efetivo”, complementa Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia.

O levantamento também mostrou desigualdades no acesso ao rastreamento. Apenas 41,7% dos exames foram realizados por mulheres negras, contra 46,8% em brancas e apenas 0,1% de indígenas. Entre 2015 e 2024, quase meio milhão de novos casos de câncer de mama foram registrados no SUS, com maior incidência em mulheres de 50 a 69 anos, mas com crescimento expressivo também entre as mais jovens. Apesar de leis que garantem prazos máximos para diagnóstico e início do tratamento, o tempo médio de espera em 2023 foi de 214 dias, mais que o triplo do limite legal.

Diante deste contexto, o Movimento pelo Cuidado das Mamas surge como uma resposta para mobilizar sociedade civil, instituições e poder público em torno de um cuidado contínuo com as mamas.

Ficha-técnica:

Título: Tem que Peitar

Anunciante: Movimento Pelo Cuidado das Mamas

Equipe do Anunciante Brasil: Instituto Natura, Avon, RD Saúde (dona das marcas Raia e Drogasil), Instituto Oncoguia e a Rede Feminina de Combate ao Câncer
 

Equipe do Anunciante Hispana:

Agência: Agência Repense

CEO: Otávio Dias

Diretor de Atendimento: Felipe Machado

Head de Atendimento: Taísa Tamura

Atendimento: Gabriela Puppi

Direção de Criação: Aline Leucz

Head de Criação: Daniel Chagas

Música: Daniel Chagas

Direção de Arte: Daniel Chagas

Revisão: Angela Guanais

Planejamento: Mariana Ferrara

Produção Gráfica: Leandro Souza

Finalização: Gilmar Padrão

RTV: Daniele Gomes - Siga

Direção de Mídia: Nilson Moura

Mídia: Selma Foguel e Luciana Goltcher 

 

Produtora: Trust Filmes

Direção: Leandro Torres

Produção Executiva: Alex Leonardo e Deocleciano Junior

Atendimento (Produtora): Carol Oliveira

Edição: Anderson Silva

Finalização (Produtora): Anderson Silva

 

Produtora de Áudio: Lua Nova

Direção Geral: Thomas Roth

Atendimento (Áudio): Isabela Salles

Produtor(a): Fred Benuce

Composição: Daniel Chagas e Fred Benuce 

Finalização (Áudio): Gabriel Schubsky e Julio Brasileiro


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANNA BONFIM DE CASTRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.