MENU

Demissões no Itaú e ações trabalhistas: empresa corre risco de aumentar contencioso judicial

Victoria Santos
25/09/2025 09h28 - Atualizado há 2 horas
Demissões no Itaú e ações trabalhistas: empresa corre risco de aumentar contencioso judicial
Divulgação
A medida de demissões em massa do Itaú, motivada pelo monitoramento de cliques dos colaboradores durante o expediente de trabalho, pode abrir espaço para uma onda de ações trabalhistas. Em 2024, o Brasil registrou 23,9 milhões de desligamentos e 4,83 milhões de novas ações trabalhistas, uma taxa de litigância de 20,3%. Já no primeiro semestre de 2025, foram 12,6 milhões de desligamentos e 2,45 milhões de novas ações, proporção semelhante de 19,3%.
 
Segundo Lucas Pena, CEO do Grupo Pact Insighs, empresa que ajuda companhias a reduzirem seus passivos trabalhistas por meio de conciliação, esse cenário demonstra que as empresas ainda não conseguem reduzir o risco de judicialização em processos de demissão, mesmo ao introduzir novos fatores de avaliação.
 
“O índice de materialização, que mede a relação entre desligamentos e novas ações trabalhistas, vem se mantendo estável nos últimos três anos. Isso mostra que as empresas não têm conseguido alterar o padrão de litígios, mesmo quando adotam novos critérios de desligamento. No caso do Itaú, a ausência de alinhamento prévio com sindicatos e de comunicação transparente com os funcionários aumenta a probabilidade de processos individuais e coletivos, envolvendo pedidos de reintegração, horas extras e outras indenizações. Esse cenário reforça a importância de acordos coletivos que definam critérios objetivos e reduzam a chance de judicialização.”
 
Com o desenvolvimento de análises periódicas sobre o índice de materialização, o Grupo Pact Insights projeta cenários de risco para empresas e oferece recomendações estratégicas. O objetivo é apoiar organizações na construção de práticas de desligamento mais transparentes, equilibradas e juridicamente seguras, reduzindo o impacto de litígios e fortalecendo o diálogo com trabalhadores e sindicatos.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VICTORIA APARECIDA DOS SANTOS BERNARDES DA SILVA
[email protected]


FONTE: https://www.pactbr.com/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://agitomax.com.br/.