Inadimplência do IPVA soma R$ 432 milhões e empresas como a Zapay oferecem soluções digitais para facilitar débitos anuais
Em meio a cobranças obrigatórias, governos estaduais lidam com altos índices de inadimplência e um crescimento expressivo nas autuações de trânsito em 2025
Divulgação
São Paulo, setembro de 2025 – Todo início de ano, os motoristas brasileiros precisam organizar as finanças para arcar com uma série de débitos obrigatórios que garantem a regularidade de seus veículos. Entre os principais estão o IPVA, tributo estadual calculado com base no valor do automóvel, e o licenciamento anual, taxa necessária para que o veículo esteja apto a circular legalmente pelas vias do país.
Além desses encargos fixos, os condutores devem estar atentos ao pagamento de eventuais multas de trânsito, que se tornam impeditivo para a emissão do documento de licenciamento.
A relevância desses compromissos financeiros fica evidente nos dados mais recentes da Secretaria da Fazenda, que apontam 329 mil contribuintes em débito com o IPVA 2025, acumulando uma inadimplência de R$ 432 milhões em todo o Brasil. Paralelamente, as infrações de trânsito continuam a pesar no orçamento dos motoristas: excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e uso de celular ao volante figuram entre as mais registradas em 2025, segundo levantamento de Detrans estaduais e do Renainf. Em São Paulo, que lidera o ranking, já foram contabilizadas mais de 25 milhões de autuações neste ano.
É nesse contexto que a Zapay, startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos, destaca-se como uma aliada dos motoristas brasileiros. A fintech oferece uma plataforma digital que permite consultar, parcelar e quitar débitos veiculares como IPVA, licenciamento, multas de forma rápida, segura e sem complicações.
Com integração direta aos sistemas dos Detrans, a Zapay facilita o acesso às informações do veículo e oferece opções de pagamento que cabem no bolso, inclusive com parcelamento em até 12 vezes no cartão. Além de simplificar o processo, também envia lembretes e atualizações para que o motorista não perca os prazos e evite surpresas desagradáveis.
A inadimplência não apenas compromete o orçamento familiar, como também impede o licenciamento do veículo, sujeitando o condutor a multas, apreensão do automóvel e restrições de crédito. Para muitas pessoas, o processo de regularização é burocrático, confuso e, muitas vezes, negligenciado.
Sobre a Zapay
Fundada em 2017, a Zapay é uma startup que tem como propósito facilitar a vida dos proprietários de veículos. Com 106 milhões de consultas realizadas em seu aplicativo e site, é uma empresa credenciada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) e a única que opera em todos os Detrans do Brasil. A Zapay oferece consulta e o pagamento de débitos de veículos com segurança em todo o território nacional. Ao todo, já foram 3 milhões de veículos regularizados e 4,2 milhões de downloads gratuitos do app. Sua solução permite que motoristas de carros, motos e caminhões consultem e paguem IPVA, licenciamento e multas no Pix ou no cartão de crédito, em até 12X. Em março de 2024, passou a fazer parte do Sem Parar, ecossistema de mobilidade com foco em veículos do grupo norte-americano Corpay. Juntas, as empresas planejam criar o maior hub de soluções para automóveis no país.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a): CAROLINA PALHARES
amanda.plhares@icloud.com