De acordo com levantamento feito pela Webmotors, 68% dos brasileiros pretendem comprar ou trocar de carro em 2025. Contudo, com tantos modelos disponíveis atualmente no mercado, como escolher o veículo ideal?
A decisão deve levar em consideração fatores como estilo de vida, frequência de uso e até mesmo orçamento disponível. A avaliação de cada um desses pontos pode evitar frustrações futuras e garantir um retorno de investimento que atenda às expectativas do motorista.
Como entender o perfil de uso?
Identificar qual será a utilidade do carro é o primeiro passo para escolher a marca e o modelo ideais. Por exemplo, se um motorista precisa do veículo para uso diário, ele terá necessidades diferentes de um condutor que viaja nos fins de semana com a família, que também é diferente de quem transporta cargas em estradas. Contudo, para cada perfil, existe um modelo que se encaixa perfeitamente.
A importância de calcular o custo-benefício
Ter noção de quanto se pode gastar, não apenas na compra, como na manutenção, também pode ser um fator essencial. Isso porque, além do valor inicial, deve-se considerar o seguro, o combustível, as revisões periódicas e a depreciação. Não é raro que modelos mais baratos fiquem muito mais caros em longo prazo, principalmente pelo custo de manutenção.
Por isso, planejar o orçamento pode evitar o endividamento, permitindo avaliar o que é mais vantajoso: adquirir um veículo novo, seminovo ou, por que não, um carro por assinatura?
Tecnologia e segurança
Nos últimos anos, diversas marcas têm apresentado modelos com foco na experiência do motorista e dos passageiros. Alguns veículos contam com sistema multimídia, conectividade e bancos inteligentes – tudo para oferecer mais conforto no uso. Já itens como controle de estabilidade, freios ABS e airbags múltiplos são cruciais para gerar mais segurança.
Na hora de comprar um carro, especialistas recomendam que a segurança deve sempre ser priorizada. Isso se torna ainda mais importante para quem transporta crianças ou precisa percorrer longos trajetos em rodovias.
Comparar veículos pode ajudar
Recorrer a comparativos de carros na hora de escolher pode ser a melhor forma de analisar diferentes modelos. Com essas ferramentas, é possível avaliar simultaneamente aspectos como consumo, potência, espaço interno, tecnologia embarcada e preço, encontrando o que melhor se adequa a cada necessidade.
Com isso, é possível obter mais clareza sobre o modelo com melhor custo-benefício para cada perfil. Além disso, quando o comparativo é atualizado, é possível ter informações mais confiáveis, ajudando na redução de riscos de escolhas pautadas somente em aparência ou, então, em tendências de mercado.
Planejamento é necessário
Comprar um carro não deve ser algo feito no impulso. É preciso ter planejamento, considerando perfil de uso, orçamento, segurança e funcionalidades desejadas, para aumentar consideravelmente as chances de escolher o modelo ideal, com um ótimo custo-benefício.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANDRE LUCIO ELOI DE SOUZA FILHO
[email protected]