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Semana Nacional do Trânsito: Segurança começa pela revisão dos sensores de injeção

Falhas em componentes eletrônicos podem comprometer a segurança; saiba como a manutenção correta faz a diferença

ANNA MATTOS
23/09/2025 11h45 - Atualizado há 3 horas
Semana Nacional do Trânsito: Segurança começa pela revisão dos sensores de injeção
Divulgação

São Paulo, setembro de 2025 –  A Semana Nacional de Trânsito é uma iniciativa dedicada à conscientização e à educação da sociedade sobre práticas seguras no trânsito, destacando a importância da responsabilidade coletiva na preservação da vida e na construção de uma mobilidade mais humana e sustentável. Durante esse período, a NTK - marca da Niterra, multinacional japonesa também responsável pela NGK e referência em componentes para sistemas de ignição -, alerta que a revisão periódica dos sensores de injeção eletrônica é uma medida importante para contribuir com o objetivo da campanha e com a segurança nas ruas e rodovias. 

Componentes do sistema de injeção, muitas vezes esquecidos durante a manutenção preventiva do automóvel, é muito importante que o mecânico avalie o correto funcionamento do sistema, mesmo que a luz de anomalia não esteja acesa no painel no momento, algumas falhas ficam registradas no sistema de injeção. A correta manutenção e inspeção do sistema são fundamentais para garantir que o motor funcione de maneira eficiente, prevenindo falhas que podem colocar em risco a segurança de motoristas e passageiros. A seguir, Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra, detalha cada um dos sensores e explica sua importância para o funcionamento correto do motor.

1- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento (CTS): além de informar ao sistema de injeção a correta temperatura do motor permite estratégias de partida a frio, acionamento do eletroventilador e proteção contra superaquecimento.

2- Sensor de rotação ou PMS:  informa não apenas a rotação do motor, mas também a posição do ponto morto superior do primeiro cilindro, garantindo referência para ignição e injeção.

3- Sensor de fase ou CMP: informa a posição do comando de válvulas do motor, é fundamental para estabelecer o sequenciamento do sistema de injeção e ignição e correto funcionamento dos sistemas de comando variáveis, presente nos motores mais modernos.

4- Sensor MAP: mede a pressão absoluta no coletor de admissão, fornecendo dados essenciais para o cálculo da massa de ar que ingressa no motor, possibilitando o cálculo correto da quantidade de combustível que será injetada, garantindo o correto funcionamento do motor e níveis de consumo de combustível.

5- Sensor TPS indica a posição da borboleta de aceleração, controlando a resposta do motor e estratégias de marcha lenta e aceleração, garantindo um funcionamento preciso do motor, sem a ocorrência de falhas.

6- Sensor de velocidade do veículo: indica a velocidade do veículo no painel de instrumentos, permite as funções de  odómetro parcial no painel, para veículos equipados com transmissão automáticas, também auxilia nas estratégias de trocas de marcha e controle de velocidade de cruzeiro.

7- Sensor de ABS: mede a rotação individual das rodas, substituindo o VSS e garantindo segurança e estabilidade em frenagens, além de possibilitar o uso de outros módulos de controles eletrônicos presentes nos veículos mais modernos como controle de tração, estabilidade, descida em rampa.

8- Sensor de oxigênio (sonda lambda): mede a concentração deste gás no sistema de escape, permitindo ajuste da mistura ar/combustível, garantindo o correto funcionamento do motor, níveis de consumo de combustível e menor emissão de poluentes.

9 - Sensor de nível de combustível informa a quantidade de combustível disponível no tanque, evitando paradas por falta de combustível. Nos veículos mais novos, permite o cálculo de autonomia de combustível e em veículos flex fuel, informa o abastecimento do veículo, onde o sistema de injeção irá abrir uma estratégia de aprendizado do tipo de combustível utilizado.

Sintomas que exigem atenção imediata

Quando os sensores do sistema de injeção eletrônica apresentam falhas, o veículo pode manifestar sintomas, entre os quais falhas do motor em acelerações e ultrapassagens, perda repentina de potência, dificuldade de partida principalmente quando o motor está frio e até consumo excessivo de combustível, o que pode indicar problemas em componentes vitais para o funcionamento do motor e provocar o acendimento da luz de injeção no painel, indicando uma falha.

“A evolução da tecnologia trouxe sensores mais resistentes, mas nenhum deles é são imunes aos efeitos do tempo, desgastes pelo uso frequente ou pelo uso de combustível adulterado ou de má qualidade. Por isso, revisões periódicas em oficinas especializadas e abastecimento em postos de confiança são atitudes que reduzem falhas mecânicas e contribuem para um trânsito mais seguro.”

Na Semana Nacional do Trânsito, a mensagem é clara: cuidar do veículo e dos seus sistemas eletrônicos como injeção eletrônica, freios e sistemas auxiliares a condução, não é apenas manter o veículo com uma boa aparência, é realizar a correta manutenção para evitar panes e acidentes que poderiam ser prevenidos.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANNA CARLA JURAZECKI DE MATTOS
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