A campanha do Dia de Doar (DDD) 2025, que integra o movimento global Giving Tuesday, será lançada oficialmente no dia 23 de setembro, em uma live gratuita. O encontro virtual trará diversos convidados e novidades, entre elas a abertura do 5º Edital de Apoio à Filantropia Comunitária, materiais de apoio atualizados, um novo guia de comunicação com inteligência artificial (IA) descomplicada e dicas práticas para fortalecer campanhas. A transmissão acontece a partir das 10h, no canal do Dia de Doar no YouTube, e as inscrições estão abertas.
“O Dia de Doar é a data mais generosa do ano, quando pessoas, organizações, comunidades e empresas se juntam para promover a doação e a solidariedade. A ABCR fica contente e orgulhosa de, junto com seus parceiros, facilitar novamente essa grande festa da generosidade”, afirma Fernando Nogueira, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).
Neste ano, o Dia de Doar será em 02 de dezembro e a live será uma oportunidade para quem quiser conhecer o movimento, além de ser voltada para as organizações, empresas, coletivos e pessoas interessadas em se engajar com a cultura da doação e fortalecer suas campanhas. No Brasil, o movimento é liderado pela ABCR, mas a partir de 2026 o Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) assumirá a liderança. A ABCR seguirá fortalecendo as parcerias e a articulação com o ecossistema de doação no Brasil, mas agora como parceira estratégica.
Fortalecimento da cultura de doação
O DDD é sempre na primeira terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), — feriado comemorado nos Estados Unidos. Mas durante todo o ano, são realizadas diversas ativações para fortalecer e incentivar a cultura de doação. Para chamar a atenção da população, o Dia de Doar 2024 contou com a iluminação de 63 prédios e monumentos em todo o país, como o Cristo Redentor e o Maracanã, no Rio de Janeiro; a Estátua do Padre Cícero, no Ceará; a Estátua do Grande Buda, no Espírito Santo e a Arena do Grêmio, no Rio Grande do Sul.
Em 2024, os recursos destinados às campanhas comunitárias atingiram o maior volume já registrado, contemplando 50 iniciativas das 80 mapeadas, com apoio financeiro garantido pelo edital. Na frente empresarial, 62 empresas participaram com campanhas de comunicação, ações de mobilização, doações e iniciativas criativas. O campo das formações também se expandiu, com 21 workshops presenciais em todas as regiões do país, 90 mentorias individualizadas, cinco lives, três palestras no Festival ABCR e um curso de extensão na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na parte da comunicação, a campanha teve mais de 200 publicações nas redes sociais e cerca de 900 matérias na imprensa, chegando a uma equivalência publicitária estimada em R$ 74 milhões. Além das publicações em redes sociais e ativações na imprensa, foi lançado o podcast Minha História de Doação, que reúne histórias de solidariedade, com relatos reais de pessoas engajadas na promoção da generosidade em suas comunidades. Os 20 episódios são disponibilizados gradualmente e há lançamentos até o fim de 2025. Outra produção que faz menção a data, é o documentário Doar – O Filme, disponível no Globoplay.
Movimento ajuda na impulsão das doações
Mesmo com todas as ativações durante a data e ao longo do ano, além dos incentivos para que a população e as empresas aumentem suas doações, os números registrados até setembro de 2025 são menores do que os do mesmo período no ano passado. Até setembro deste ano, o Monitor das Doações registrou cerca de 198 milhões de reais, e em 2024 o montante passava dos 670 milhões de reais, com a maior parte sendo emergencial. A plataforma é da ABCR, com o apoio do Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE) e contabiliza doações anunciadas publicamente com valor igual e/ou superior a R$ 3 mil.
“É sempre preocupante quando o número de doações tornadas públicas cai tanto de um ano para o outro. Esperamos que isso sirva de incentivo para uma mobilização ainda mais engajada e efetiva em torno do Dia de Doar”, ressalta Fernando.
A diminuição nos números afeta diretamente as mais de 870 mil organizações da sociedade civil (OSCs) existentes no Brasil, pois grande parte delas (31%) funciona com menos de 5 mil reais por ano, de acordo com uma pesquisa realizada pela Iniciativa PIPA. Quando as doações não chegam a quem precisa, a sustentabilidade financeira da organização é comprometida e, a longo prazo, tanto o trabalho realizado quanto as pessoas beneficiadas sofrem os efeitos negativos.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, em 2023, contou com apoio do Movimento Bem Maior.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação.
Sobre a ABCR
A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) (https://captadores.org.br) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática.
Sobre o Movimento Por Uma Cultura de Doação
O Movimento por uma Cultura de Doação (MCD) nasceu em 2013 para inspirar e mobilizar pessoas e organizações no propósito de enraizar a doação como parte da cultura. Sua criação se deu como uma articulação ampla, formada por pessoas físicas e jurídicas que se organizaram voluntariamente, de maneira informal e orgânica, para semear e germinar ideias para promover a doação no Brasil. Foi criado em 2018 um comitê na rede, que é aberta, horizontal, democrática, composta por instituições e cidadãos interessados no tema. Atualmente, 392 pessoas e mais de 230 organizações fazem parte do Movimento. Para mais informações, acesse https://doar.org.br/.
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JESSICA HENRIQUES DE MELLO PEIXOTO AMARAL CORDEIRO
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