MENU

Fundação CASA e Itaú Cultural capacitam jovens para atuarem como produtores culturais

Adolescentes em medida socioeducativa iniciaram formação para assumir papel de protagonistas na produção do evento ‘Nós pela Cultura 4.0’, que será realizado em dezembro

MATHEUS VINICIUS
15/09/2025 15h48 - Atualizado há 4 horas
Fundação CASA e Itaú Cultural capacitam jovens para atuarem como produtores culturais
Divulgação/Fundação CASA
Na última sexta-feira (12/09), 13 adolescentes que cumprem medida socioeducativa na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, deram início a uma formação em produção cultural, oferecida pelo segundo ano consecutivo em parceria com o Itaú Cultural. A iniciativa busca despertar nos jovens a criatividade, o protagonismo e o interesse pelo setor cultural.

Durante a formação, os jovens irão explorar as principais áreas técnicas de atuação dos produtores culturais, como luz, som, cenografia, projeção e transmissão, além de participar de visitas técnicas às instalações do Itaú Cultural. O aprendizado teórico e prático terá duração de seis encontros e permitirá que eles assumam papel ativo na organização do evento ‘Nós pela Cultura 4.0’, marcado para 2 de dezembro.

Os participantes são dos centros de atendimento Osasco I, Jacareí, Laranjeiras (Mogi Mirim), Maestro Carlos Gomes (Campinas), Tamoios (São José dos Campos), Marília, Sertãozinho, Feminino Cerqueira César, além dos CASAs Rio Paraná, Governador Mário Covas, Pirituba e Juquiá, localizados na capital paulista.

Para o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington Araújo, “participar da formação e da produção do evento dá aos adolescentes uma vivência incomparável. Eles aprendem a trabalhar em equipe, desenvolver projetos e perceber que podem contribuir ativamente para a cultura do país.”

A formação também representa uma oportunidade concreta de inserção no setor cultural, que cresce continuamente no Brasil. O setor criativo corresponde a 3,59% do PIB nacional e concentra 41% dos empregos em São Paulo, evidenciando seu potencial econômico e profissional.

“O Nós pela Cultura é um espaço de expressão, criatividade e protagonismo. Com essa formação, os jovens descobrem novas oportunidades de futuro e percebem que a arte pode transformar suas vidas, contribuindo para uma sociedade mais segura”, reforça a presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto.

No evento ‘Nós pela Cultura 4.0’, mais de 100 adolescentes de todo o Estado de São Paulo subirão ao palco do Itaú Cultural para apresentar teatro, música, stand-up comedy e dança, refletindo a diversidade cultural e o potencial transformador da arte.

A parceria entre a Fundação CASA e o Itaú Cultural existe há mais de uma década e promove formação, visitas técnicas e encontros que impactam diretamente a vida dos adolescentes. Em 2025, já foram realizadas 23 visitas presenciais com 119 adolescentes, além de 12 encontros virtuais que alcançaram 345 jovens, reafirmando o compromisso de ambas as instituições em transformar vidas por meio da arte e da educação.

Sobre a Fundação CASA
A Fundação CASA aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MATHEUS VINICIUS DE FARIAS SALGADO
[email protected]


Notícias Relacionadas »