MENU

Tendências de 2026: a cor energizante e ao mesmo tempo refrescante, que vai transformar a sua casa

MARCELO BASSO
12/09/2025 16h17 - Atualizado há 4 horas
Tendências de 2026: a cor energizante e ao mesmo tempo refrescante, que vai transformar a sua casa
Divulgação

A busca por tranquilidade e reconexão com a natureza segue como ponto determinante nos projetos de interiores, segundo a especialista Adriana Rugna. A designer ensina como aderir às novas paletas sem precisar de uma reforma completa.

A cada ano são realizados estudos sobre as mudanças culturais e os movimentos sociais para se detectar as tendências de comportamento dos consumidores e por isso essa área se reinventa totalmente. O ano de 2026 já tem suas cores eleitas.

Transformative Teal, um azul-petróleo profundo, foi a aposta da WGSN Coloro, duas das maiores agências de tendências do mundo. Já a AkzoNobel, dona da marca Tintas Coral, escolheu o Azul Puro, um tom que reflete a busca por equilíbrio em meio ao caos do dia a dia.

Mas como trazer essas cores para o seu espaço sem virar tudo de cabeça para baixo? Para Adriana Rugna, o segredo está em pequenos detalhes.

“Você não precisa pintar uma parede inteira para aderir a uma nova tendência”, explica. “É possível investir em um único elemento: uma poltrona, uma almofada, um tapete ou até mesmo uma luminária. Essas peças podem ser trocadas facilmente e essa flexibilidade permite que você explore diferentes cores sem perder a personalidade da sua casa”.

 

O que as cores de 2026 nos dizem?

As escolhas para 2026 refletem um comportamento social: a busca por serenidade, resiliência e amadurecimento. O Transformative Teal combina a calma do azul com a vitalidade do verde, evocando a profundidade das águas e a solidez da terra. Segundo Adriana Rugna, essa cor “representa a busca por serenidade e resiliência frente aos desafios da mudança climática”. Versátil, ela se adapta a qualquer ambiente, de quartos a salas de estar, criando uma atmosfera de acolhimento.

Já o Azul Puro carrega uma história de sofisticação e nobreza, remetendo aos pigmentos raríssimos usados pela realeza. Além de ser uma cor de profundo significado histórico, o azul é um tom universalmente amado e, por isso, sua nova versão evoca uma sensação de familiaridade e tranquilidade. “Nosso planeta é azul. O azul ressurge em diferentes tons para nos convidar à introspecção, a encontrar um equilíbrio mental em tempos conturbados marcado por grandes mudanças. Essa cor gera aconchego e suporte para a vida”, observa a designer.

Além do azul

Enquanto WGSN/Coloro e AkzoNobel focam no azul, outras marcas também já revelaram suas paletas para 2026. A Sherwin-Williams aposta em quatro universos: tons pastéis suaves, quentes e ensolarados, escuros e intensos, e neutros atemporais.

Já a Benjamin Moore celebra a força do verde, com tons vibrantes como Summer Lime e Lime Green. Essas cores trazem a natureza para dentro de casa, injetando frescor e energia em cozinhas, varandas e até escritórios. A aposta da marca indica uma valorização do bem-estar e do equilíbrio, mostrando que tons vivos também podem ser sofisticados.

Todas essas tendências são resultado de estudos que analisam aspectos sociais, culturais e ambientais, mostrando que a cor vai muito além da estética. As paletas de 2026 nos convidam a repensar nosso espaço e transformá-lo em um refúgio de paz, onde podemos nos conectar com a natureza e encontrar o equilíbrio mental necessário para o mundo contemporâneo.

Qual dessas cores você usaria para dar um toque especial na sua casa?

       



      


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MARCELO TADEU BASSO
[email protected]


FONTE: www.engenhodanoticia.com.br
Notícias Relacionadas »