Save 20% off! Join our newsletter and get 20% off right away!

Bares e restaurantes iniciam segundo semestre com alta no faturamento

O setor de alimentação fora do lar começou o segundo semestre com boas notícias. De acordo com pesquisa da Abrasel, 44% dos estabelecimentos registraram lucro em julho, enquanto 37% operaram em equilíbrio. Já o número de empresas no vermelho caiu para 18%, quatro pontos percentuais abaixo do observado em junho.

 

Os dados acompanham o Índice Abrasel-Stone, que apontou crescimento de 0,4% nas vendas em julho, revertendo a retração de -3,7% registrada no mês anterior. A pesquisa da Abrasel deste mês também mostrou que, em comparação com junho, 46% dos empresários tiveram aumento no faturamento, enquanto 27% relataram queda e 26% mantiveram o nível de receita.

 

Segundo Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, o bom desempenho é atribuído ao movimento gerado pelas férias escolares. “As férias de julho costumam trazer um tíquete médio mais elevado e um movimento acima da média nas cidades, especialmente as mais turísticas. É uma oportunidade que muitos empresários aproveitam para recuperar parte das perdas do primeiro semestre”, afirma Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

 

Inflação e inadimplência ainda preocupam

 

Apesar da melhora nos resultados, a pesquisa mostra que os empresários seguem enfrentando dificuldades para repassar os custos ao consumidor. Nos últimos 12 meses, 33% dos estabelecimentos não conseguiram fazer nenhum reajuste nos preços, enquanto 60% reajustaram apenas conforme ou abaixo da inflação.  

 

“O consumidor ainda está sensível a aumentos de preços, e isso limita a capacidade dos empresários em manter a margem de lucro. Muitos negócios permanecem segurando reajustes para não perder a clientela, mesmo com aumento significativo nos custos operacionais”, comenta Solmucci.

 

Em relação à inadimplência, 35% das empresas relataram ter pagamentos em atraso. A maior parte das dívidas está concentrada em impostos federais (73%), impostos estaduais (53%) e empréstimos bancários (33%). Mesmo assim, a projeção para o segundo semestre é positiva, com a expectativa de maior recuperação apoiada por datas estratégicas.

 

“Este segundo semestre começou melhor e ainda traz períodos que tradicionalmente impulsionam o movimento, como a Semana das Crianças, Natal e Réveillon, além do verão e das férias de fim de ano. Se o ambiente econômico se mantiver estável, temos confiança de que 2025 poderá encerrar com um desempenho superior do que o do ano passado”, conclui Solmucci.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Lucas Rosa Costa
lucascosta.br@abrasel.com.br

Acompanhe todas as notícias do mundo da música, cultura pop, famosos, televisão, entrevistas e muito mais.