No dia 26 de novembro, Ymbu lança sua nova composição, Rua, um Xote Psicodélico-Eletrônico colorido e dançante. Personificando a rua como objeto de desejo, o cantor se une a Marcelo Cavalcante – da banda pernambucana Avoada – para dividir vozes e sentimentos, coletivizando a saudade de que a música fala.
O lançamento vem acompanhado de um clipe colaborativo, formado por vídeos enviados por fãs: Com o intuito de transmitir o sentimento de saudade e nostalgia que permeia a canção e tornar coletivos os afetos do ouvinte, Ymbu lançou um pedido para os fãs em suas redes: que enviassem vídeos pessoais, pré-pandêmicos, que despertassem saudades de pessoas e momentos, que fossem registros de vivências e afetos presenciais que tenham se extinguido nesses quase dois anos de isolamento social. O resultado é um clipe íntimo e acalentador, com trechos que contam grandes histórias – por mais particulares e minimalistas que sejam – embaladas pelo xote afetuoso que é a canção.
“A pandemia foi uma ruptura para todo mundo. Muitos de nós deixamos de ver o mundo lá fora como realmente é. A saudade apertou, despedimo-nos do “normal” para viver num estranho mundo de dores e incertezas, dominado por medo e desgraças. A saudade tomou conta, de diversas formas diferentes; seja a saudade de uma vida como tínhamos antes, seja a distância de quem já não poderia estar do nosso lado. Para tornar os afetos coletivos e pensarmos um pouco nesses sentimentos todos, criei, junto de fãs, amigos e pessoas que me acompanham, o clipe colaborativo da canção Rua” conta o músico.
A capa também carrega significados que permeiam o sentimento de falta, saudade e liberdade. Criada por Ana Cáceres (@anaflaviacaceres), a arte apresenta a casa de um passarinho que, aos poucos, se torna sua própria gaiola. Tanto literalmente como de maneira poética, muitas pessoas passaram o período de isolamento limitados a apenas observar a rua das janelas de suas casas.
Ymbu é o nome artístico do cantor, violonista e compositor Gabriel Paiva, músico de 24 anos nascido em São José dos Campos – SP. Explorando brasilidades, suas raízes pernambucanas e unindo relatos pessoais à tradições populares, a sonoridade de Ymbu remete às origens do compositor e a sua musicalidade baseada na própria MPB, no Indie e no Pop.
Siga o artista nas redes sociais: @ymbumusic