A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM encerrou suas atividades com um balanço extremamente positivo, superando as expectativas e consolidando-se como um marco para o desenvolvimento audiovisual e cultural da região. O evento, que iniciou em 29 de outubro com oficinas audiovisuais, percorrendo diferentes pontos da cidade, teve a Mostra principal de filmes realizada entre 25 a 30 de novembro, oferecendo uma programação diversificada e totalmente gratuita, atraindo público e fomentando discussões essenciais para o setor.
Com uma curadoria 100% feminina, a Mostra exibiu mais de 38 filmes – entre longas e curtas, ficção, animação e documentário – expandindo a seleção inicial e apresentando obras nacionais e locais, alguns que ainda não estrearam em salas de cinema e outros que têm tido destaque em festivais mundiais.
Cinema de Qualidade e Homenagens Merecidas
A grade de filmes trouxe linguagens ousadas e experimentais, destacando produções de diversas regiões do Brasil e talentos de Betim. Entre os grandes sucessos, estiveram filmes inéditos como “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente e “Um dia antes de todos os outros”, de Valentina Homem e Fernanda Bond, além de obras aclamadas como o indicado ao Oscar “O Agente Secreto, de Kleber Mendonça e os infantis “Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa”, de Fernando Fraiha (em homenagem aos 90 anos de Maurício de Sousa) e “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu .
A Mostra prestou emocionantes homenagens a figuras icônicas: Lô Borges, do Clube da Esquina, e Maurício de Sousa, um dos principais cartunistas do Brasil. Lô Borges e Milton Nascimento foram celebrados com as exibições dos longas “Nada Será Como Antes”, de Ana Rieper e “Milton Bituca Nascimento”, de Flávia Moraes. A programação também dedicou uma “Sessão Especial: Igualdade Racial” ao filme “Otelo, O Grande”, de Lucas H. Rossi, em parceria com as ações do “Novembro Negro”.
Formação, Diálogo e Impacto Social Ampliado
Um dos grandes pilares da 2ª Mostra foi o investimento em capacitação e debate:
Oficinas Audiovisuais: Mais de 200 pessoas foram capacitadas em um ciclo intenso de oficinas gratuitas, que abrangeram desde roteiro e direção até pós-produção e distribuição, formando novos talentos e qualificando profissionais na cadeia do audiovisual local.
O Seminário “BETIM INDÚSTRIA CRIATIVA – DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS” realizado em 25 de novembro, reuniu autoridades, artistas e representantes dos três setores da sociedade (público, privado e terceiro setor) para um diálogo produtivo sobre o desenvolvimento econômico da indústria criativa.
O Seminário contou com uma palestra do presidente da RioFilme, Leonardo Edde, apresentação pela jornalista Delânia Azevedo de um “case de sucesso”, em patrocínio por meio de Leis de Incentivo pelo Grupo Energisa, a presença de Samuel Lucas, do Grupo Sada, patrocinador da Mostra, do Secretário de Cultura de Betim, Thiago Flores, Nilcio Nogueira do Amaral Júnior, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Betim, Dr. Expedito Chumbinho, presidente do Instituto Ramacrisna, Joice Oliveira – Gerente do Programa Árvore da Vida, ambos parceiros da Mostra.
Intercâmbio e Parcerias: Em 26 de novembro, um evento de intercâmbio na sede do Instituto Ramacrisna promoveu a troca de saberes entre o Instituto Energisa e o Instituto Ramacrisna, seguido de uma Mostra Especial de curtas do Polo Audiovisual da Zona da Mata Mineira, destacando a importância da colaboração para o desenvolvimento regional.
Elizabete Martins Campos, idealizadora da Mostra e fundadora da It Filmes, ressalta que “a prioridade é colaborar para garantir a democratização do acesso ao cinema brasileiro, principalmente a quem nunca foi a uma sala de cinema, contribuindo para a formação de público e profissionais.” Lorena Ortiz, curadora, complementa que a seleção buscou “linguagens ousadas, diversificadas, com temáticas de várias regiões do Brasil, filmes feitos por mulheres e no âmbito da periferia.”
O evento se encerra com a certeza de ter cumprido seu objetivo de democratizar o acesso ao cinema, formar talentos e impulsionar a indústria criativa local, deixando um legado de inspiração e oportunidades para o futuro.
“A 2ª MOSTRA DE CINEMA DE BETIM é patrocinada pela Lei Rouanet – Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, pelo GRUPO SADA. Apoio Cultural Árvore da Vida, Ramacrisna, Cineart, Prefeitura de Betim, Monte Carmo Shopping, Studio Cerri. Realização IT Filmes, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALERIA MAGNABOSCO BLANCO
valeria@atticomunicacao.com.br







Leave a Reply