São Paulo, 08 de novembro de 2025 – A Abrabe (Associação Brasileira de Bebidas) e o Sindi Clubes (Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo) firmaram uma parceria inédita para engajar pela legalidade no comércio de bebidas alcoólicas nos clubes esportivos, culturais e recreativos no estado de São Paulo. A medida também tem como foco promover a responsabilidade no consumo e ampliar práticas de sustentabilidade no setor.
A iniciativa resultou na criação de protocolo que estabelece diretrizes para maior controle sobre origem e fiscalização na cadeia de fornecimento de bebidas alcoólicas, proteger consumidores e apoiar os clubes com informações qualificadas e propiciar ainda mais confiança aos espaços de confraternização e celebração, especialmente nas festas de fim de ano.
Entre as medidas do protocolo estão:
- Indicação, por marcas associadas à Abrabe, de distribuidores exclusivos e homologados, dando maior controle sobre origem da procedência das bebidas adquiridas pelos clubes;
- Capacitação para a identificação de produtos legais e ilegais, com acesso a conteúdos e treinamentos produzidos pela ABRABE;
- Ações de consumo responsável por meio de materiais educativos disponibilizados aos clubes;
- Promoção da reciclagem de garrafas de vidro e outras embalagens por meio dos programas Glass is Good e ECOGesto, coordenados pela Abrabe.
Para a presidente da Abrabe, Cristiane Foja, a parceria solidifica um avanço importante para o setor. “O protocolo aposta na confiança em um ambiente tradicionalmente de descanso, lazer, diversão e muita celebração. Ao unir esforços com o Sindi Clubes, damos mais um passo firme no combate ao mercado ilegal e pelo consumidor”, comenta a presidente da Abrabe.
Sérgio Nabhan, presidente do Sindi Clubes, destaca a importância do movimento: “Após a nossa ação de recomendação pela suspensão preventiva e temporária da venda de destilados nos clubes, foi importante trazer uma solução permanente e robusta como essa parceria com a Abrabe. Com uma lista de fornecedores homologados e demais protocolos de legalidade e sustentabilidade no fornecimento de bebidas, protegemos a integridade dos associados, dirigentes e clubes.”
Foja adianta, ainda, que a entidade vai avaliar a implementação de protocolos semelhantes para outros estados.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FERNANDA COCELLI DOS SANTOS
contato@fernandacocelli.com







Leave a Reply