Em nova fase, Thati Dias leva o show “Soturna” a Rio das Ostras

Peterson Baestero
Por
Peterson Baestero
Peterson, 29 anos. Assessor de comunicação, colunista, produtor cultural, músico e empresário.
5 Min leitura
Show gratuito no dia 19 de julho apresenta álbum da artista com mistura de MPB, R&B, jazz e releituras de Marisa Monte. Foto: divulgação

A cantora e compositora Thati Dias apresenta o show do álbum “Soturna” no próximo 19 de julho, sábado, às 21h, na Concha Acústica de Rio das Ostras, com entrada gratuita. O espetáculo traz ao palco o repertório autoral da artista, além de novas leituras de faixas do disco “Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão”, de Marisa Monte, e destaca a transição da artista para uma nova fase musical. O show de abertura ficará sob o comando de Liw, às 20h.

Thati apresenta Soturna em Rio das Ostras. Foto: divulgação

Lançado em 2024, “Soturna” completou um ano em maio de 2025. O show também acontece no dia em que a artista comemora aniversário. No palco, Thati e sua banda combinam gêneros como jazz, samba, R&B e neosoul em um formato de quarteto, com voz, guitarra, baixo, bateria e beats.

Para a cantora, o espetáculo representa mais do que estar no palco. “O público pode esperar um show emocionante, com as músicas que estão no disco Soturna, pra gente cantar junto comemorando um ano dessa obra que me dá muito orgulho! A novidade é que, pela primeira vez, vamos tocar todas as faixas do disco no show, além de agregar ao repertório novas leituras de músicas já interpretadas pela Marisa Monte no disco icônico ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’, que completou 30 anos desde o lançamento. Vamos trazer pra nossa atmosfera sonora aquelas melodias lindas e a gente quer muito. Que seja uma troca de energia gostosa com o público!”, explica.

Conhecida por seu trabalho na cena independente fluminense, Thati venceu o Festival TOCA 2020, conquistou o título de melhor intérprete no Festival de Música Autoral de Rio das Ostras, entre outras premiações em festivais brasileiros.

- Advertisement -

Participou de projetos ao lado de nomes como Nilze Carvalho, Casuarina, Júlia Vargas, Pedro Luís, Arnaldo Antunes e Marcos Suzano, e se apresentou em espaços como o Blue Note Rio e São Paulo, Beco das Garrafas, Dolores Club e Centro da Música Carioca Arthur da Távola.

No palco, ela será acompanhada por Diogo Spadaro (guitarra e beats), Matheus Jazz Bass (baixo) e Denison Caminha (bateria). O repertório inclui faixas como “Um Labirinto em Cada Pé”, “Anelis Assumpção”, e releituras como “Maria de Verdade” e “Segue o Seco”.

ABERTURA — A noite será aberta pelo cantor, compositor e produtor Liw, às 20h, que apresenta uma perfomance intimista voz e guitarra recheada de clássicos de black music e canções autorais. O artista já passou por festivais como Jazz & Blues Festival, Sesc Verão e Som da Cidade, e integrou por mais de três anos a playlist “Soul Brasil”, do Spotify, com o hit “Black Armado”. Liw já dividiu palco com Marina Sena, Marcelo Falcão e Maria Gadú, e combina performance, música e discurso social em suas apresentações.

Liw se apresenta às 20h. Foto: divulgação

A presença de Thati Dias e Liw dividindo o mesmo palco destaca o protagonismo negro na cena musical de Rio das Ostras. Com raízes no interior fluminense e vivência na música independente, os artistas representam uma força criativa que movimenta a cultura local com seus talentos, reforçando na arte seu discurso e sua presença. Em um cenário ainda marcado por desigualdades de acesso, suas trajetórias reafirmam a potência da arte negra como linguagem de pertencimento, transformação e identidade.

“Quando artistas pretos ocupam o centro da cena em cidades como Rio das Ostras, é mais que representatividade: é reparação, é acesso, é liberdade criativa. A comunidade negra se vê no palco e isso transforma tudo”, afirma Renata Cabral, produtora cultural do projeto.

O show contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para o público surdo. Essa iniciativa reforça o compromisso com a comunicação ampla e o direito de todos à cultura.

REALIZAÇÃO – Os shows fazem parte do Edital Fluxos Fluminenses, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, Governo Federal. O projeto conta com apoio da Fundação Rio das Ostras de Cultura, da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e da Raphael Lemos Artcouture. A produção é assinada por Renata Cabral, com assistência de produção de Luiza Cruz. Assessoria de Imprensa de Bruno Pirozi.

Serviço:
Show “Soturna” — Thati Dias  (abertura com Liw)
Data: 19 de julho (sábado)
Horário: 20h
Local: Concha Acústica de Rio das Ostras
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre
Acessibilidade: Intérprete de Libras no local

Compartilhe esta notícia
Peterson, 29 anos. Assessor de comunicação, colunista, produtor cultural, músico e empresário.
Ícone "Verificada pela comunidade" VOCÊ NÃO PODE COPIAR O CONTEÚDO DESTE SITE!
Proibido qualquer tipo de cópia ou reprodução sem prévia autorização.