“Geografia do Amor” é o primeiro trabalho musical da multiartista Diego Bragà, O single duplo, que chega aos serviços de streaming na próxima sexta (21) via selo Estúdio 304, apresenta as inéditas e autorais “Perfume da Luz” e “Fogo de Amor”. A produção foi assinada pelo renomado produtor Chico Neves, cujo currículo inclui trabalhos com Milton Nascimento, Nando Reis, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes e Paralamas do Sucesso, entre outros. O videoclipe de “Perfume da Luz”, repleto de teatralidade e experimentalismo, já está disponível no canal da artista no YouTube.
Diego Bragà nasceu na década de 1990, em Belo Horizonte (MG). Iniciou seus estudos artísticos na adolescência, através da dança e das artes plásticas. Deu continuidade à carreira acadêmica na Europa, onde se estabeleceu como criadora nas artes performáticas e intérprete, atuando em países como França, Itália, Bélgica, Escócia, Holanda e Portugal, onde reside atualmente. Há alguns anos decidiu investir em uma de suas paixões, a música, e começou a compor buscando inspiração em suas próprias vivências.
Todo o contexto criativo de “Geografia do Amor” está ligado a uma caixa deixada de herança pelo tio de Diego. Essa caixa continha arquivos pessoais colecionados entre as décadas de 1970 e 1990. Nesta coleção, entre muitos objetos, encontram-se centenas de cartões postais, fotografias e cartas de amor que foram enviados por mulheres e homens de várias localidades diferentes, tanto do Brasil, quanto do exterior. Esse legado – em especial essa intensa troca de correspondências amorosas – se transformou numa fonte de inspiração para Diego, que comenta: “Minha estreia na música não poderia ser outra coisa a não ser uma homenagem ao meu tio Ricardo, falecido em 2011, em decorrência da AIDS. ‘Geografia do Amor’ representa uma atualização intuitiva desses arquivos deixados por ele. Um melodrama avant-pop, que simboliza um momento catártico, um sentimento mágico. É música para celebrar nossos ancestrais queer”.
“Geografia do Amor” foi produzido, gravado, mixado e masterizado por Chico Neves, no Estúdio 304, localizado em Nova Lima (MG). “O Chico produziu alguns dos meus álbuns preferidos, que foram peças-chave na minha formação artística, como “Lado B Lado A” (O Rappa), “Raio X” (Fernanda Abreu) e “Bloco do Eu Sozinho” (Los Hermanos). Poder contar com sua maestria, logo na minha estreia, é uma grande honra e motivo de orgulho pra mim” – declara a cantora.
Muito embora as duas músicas dividam os mesmos genes, são distintas em termos de estilo. “Perfume da Luz” é uma balada de glamour melancólico construída em um cenário de nostalgia, enquanto a retrofuturista “Fogo de Amor” tem potencial para virar hit proibidão das pistas de dança e baladas underground. Nas gravações, Diego contou com a participação do músico Vovô Bebê, que tocou baixo e piano, e o polivalente Chico Neves se encarregou do synth e programações.