O músico, cantor e compositor Chinaina (que até pouco tempo atrás assinava como China) preparou um EP com temática carnavalesca, programado para chegar ao mercado no início de 2022. “Carnaval da Vingança” trará músicas inéditas e releituras.
Ouça o single “Hardcore Brasileiro”
O primeiro single do projeto, “Hardcore Brasileiro” (Chinaina/ Bruno Ximarú/ Hugo Carranca), é um dos sucessos de sua primeira banda, Sheik Tosado. A música foi lançada em 1999, no álbum “Som de Caráter Urbano e de Salão” (Trama), e agora ganha releitura com uma orquestra de frevo, porém mantendo a mesma atitude da versão original.
Com arranjo de Nilsinho Amarante, o frevo, que normalmente tem seu andamento em 150 BPM, ganhou mais velocidade nessa nova versão. “Sempre quis cantar essa música com um arranjo para orquestra, mas não foi fácil convencer Nilsinho Amarante de que tinha que ser rápida como um hardcore” – comenta Chinaina.
– China, o frevo vai até uns 150 BPM e do jeito que você quer vai ficar com 180 BPM! Impossível para os músicos tocarem – disse Nilsinho.
– Maestro, no carnaval as orquestras de rua tocam mais aceleradas. Tem que ficar no clima da rua. É empurra-empurra, suvaco e loló – retrucou Chinaina, apelando para a atmosfera carnavalesca.
Nilsinho riu e concordou: – Vamos acelerar esse frevo então!
E assim “Hardcore Brasileiro” ganhou roupagem de orquestra com intenção de roda de pogo. Aliás, o videoclipe da faixa traz justamente cenas de rodas de pogo e do Carnaval de Pernambuco. “Sempre achamos, desde a época do Sheik Tosado, que o hardcore brasileiro é o frevo. O que acontece nas ruas de Olinda é muito parecido com o que rola na plateia de um show de punk hardcore. A diretora do clipe, Mary Gatis, inseriu algumas imagens que comprovam nossa teoria” – finaliza Chinaina.
“Hardcore Brasileiro” é um lançamento do selo Pedra Onze e já está disponível em todas as plataformas de streaming.
Além de suas produções musicais, Chinaina está no ar como apresentador em dois programas: na série “Caça Joia”, disponível no Globoplay e no Canal Futura, toda sexta às 21h15, trazendo artistas independentes de todo o Brasil e no Rock Estúdio, sempre às quintas-feiras, às 23h, no Canal Bis.
Ficha Técnica
Produzido e editado por Chinaina entre janeiro e julho de 2021 no estúdio Pedra Onze (SP)
Gravado por André Oliveira no estúdio Muzak (PE)
Mixado e masterizado por Buguinha Dub no Novo Mundo (PE)Arranjos e direção musical: Nilsinho Amarante
Capa e projeto gráfico: Neilton CarvalhoProdução executiva: Pamella Gachido
Chinaina: VozNilsinho Amarante: Trombone
Tostão Queiroga: Surdo, caixa, pandeiro e pratos
Alex Santana: Tuba
Fabinho Costa: Trompete
Gilberto Pontes: Sax tenor e alto
Tom Dornelas e Pamella Gachido: Coro