Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

CAFUZØ convida a uma jornada sensorial em “Conselho dos Guardiães”, single inspirado pelos povos originários brasileiros

Duas potências sonoras da cena instrumental brasileira se unem em CAFUZØ, um projeto que transforma sensações e texturas em músicas celebrativas. O single “Conselho dos Guardiães” é a primeira amostra da união criativa de Sandro Lustosa (percussões) e Glaucus Linx (saxofones e teclados) onde os povos originários ganham seu lugar merecido: o de protagonistas.

Lustosa e Linx unem seus talentos para criar uma textura sonora única e autêntica, resultante de sua profunda imersão conceitual no vasto oceano dos sons. A composição flui de forma espontânea, encontrando inspiração nos timbres elementares e melodias desse vasto universo sonoro que vem da união de um afrobrasileiro com um descendente dos povos originários É um verdadeiro caldeirão alquímico onde a surpresa é o prato principal. CAFUZØ é a união de dois grandes instrumentistas que construíram suas carreiras a partir do Rio de Janeiro e do estado do Acre, para o Brasil e o mundo. 

Glaucus Linx, renomado arranjador, compositor, saxofonista, produtor e pesquisador musical brasileiro, traz consigo uma vasta experiência tanto nacional quanto internacional. Sua trajetória inclui colaborações com artistas de renome, como Salif Keita, com quem trabalhou por cinco anos e fez arranjos para o disco “Folon” (Salif Keita, Mali, 1995), Isaac Hayes (trilha sonora de “Shaft”, EUA, 1997), Eddie Louiss Orchestre (França, 1992), Zucchero (Itália, 1997), Ghetto Blaster (Togo/Nigéria, 1997), Tonton David (França, 1997), além de Cazuza, César Camargo Mariano, Sandra de Sá, Banda Black Rio, Zezé Motta e Fábio Fonseca.

Entre seus trabalhos de destaque, Glaucus produziu e fez arranjos para o aclamado álbum de Carlinhos Brown, intitulado “Alphabetagamatizado” (1996), e para o álbum de Elza Soares, “Somos Todos Iguais” (1985), entre outros projetos. Atualmente, o músico dedica-se a variados trabalhos autorais, como Ancestrais Futuros, Alabê KetuJazz e Trium.

Já Sandro Lustosa é um percussionista e produtor musical com 37 anos de experiência musical. Lustosa já teve a oportunidade de tocar e gravar com diversos artistas renomados nacional e internacionalmente, incluindo Emílio Santiago, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Blitz, Manu Chao, Macaco, BNegão & Seletores de Frequência, Lila Downs e David Byrne, entre outros. 

Sua habilidade percussiva e sua versatilidade o levaram a participar de trilhas sonoras tanto no Brasil quanto no exterior, como na série de televisão “Dona Flor e seus dois maridos” e no filme “Amnésia”, do cineasta italiano Gabriel Salvatore, que ganhou um Oscar com o filme “Mediterrâneo”. No teatro, Lustosa colaborou com o saudoso diretor João das Neves na peça “Tributo a Chico Mendes”.

A união desses talentosos músicos resulta no projeto CAFUZØ, cuja criação é inspirada pela vivência de Sandro na Amazônia, mais precisamente no Acre. Crescendo imerso nos sons e melodias da floresta amazônica, Lustosa traz consigo essa riqueza sonora em sua trajetória como percussionista ao redor do mundo.

Glaucus Linx, por sua vez, contribui com as cores de suas experiências e turnês pelos territórios brasileiro, africano, norte-africano e americano. Sua experiência como músico, arranjador e observador das culturas enriquece o projeto, fortemente ancorado em suas andanças pelo mundo.

CAFUZØ é uma celebração da sonoridade das florestas e um convite sensorial à ampliação dos sentidos. O single de estreia, “Conselho dos Guardiães”, está disponível em todas as principais plataformas.

  • https://stm16.xcast.com.br:7334/