Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

  22ª Goiânia Mostra Curtas divulga mais uma ação de formação aberta ao público, a Masterclass “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”

A 22ª edição da Goiânia Mostra Curtas, festival nacional de curta-metragem, está se aproximando e traz uma programação repleta de atividades gratuitas para o público geral. A masterclass acontecerá no dia 7 (sab) de outubro, às 10h, como parte integrante do festival, na sala Multimídia João Bênio, localizada na Vila Cultural Cora Coralina. Aberto ao público e sujeito a lotação.

Com o tema “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas”, a Masterclass abordará os caminhos possíveis para o desenvolvimento de histórias autorais e a colaboração entre dois diretores em uma co-direção. Os realizadores de As Miçangas, curta-metragem aclamado que teve sua estreia mundial na Berlinale Shorts, compartilharão suas experiências sobre o processo colaborativo vivido durante a produção do filme e a influência dessa parceria em suas carreiras individuais.

Rafaela Camelo, diretora de Sangue do Meu Sangue, cujas filmagens estão previstas para este ano, e Emanuel Lavor, diretor de A Onça, que será filmado em 2025, estarão presentes para discutir os desafios, aprendizados e inspirações que surgiram a partir de sua experiência conjunta em “As Miçangas”. Será uma oportunidade para os participantes explorarem o universo da co-direção e compreenderem como essa dinâmica pode influenciar o desenvolvimento de projetos autorais. 

A Masterclass é uma parceria com o Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso, para estudar ao redor do mundo que compartilham seus conhecimentos com o público, ao lado de instituições parceiras.

Integra a programação diversificada da 22ª Goiânia Mostra Curtas, que ocorrerá presencialmente de 3 a 8 de outubro de 2023, no Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina.  Serão exibidos 76 filmes em cinco mostras, incluindo as competitivas Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Curta Mostra Animação, além da 21ª Mostrinha, especialmente voltado para público infanto-juvenil, e a mostra não competitiva “Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum”. 

Fazem parte também da programação da 22ª edição, ações formativas, Cursos, Laboratório de Roteiros Audiovisuais, debate, masterclass, encontros com realizadores, homenagem, entre outras atrações. Também celebra a exposição “Arte Em Cartaz – 22 anos de Goiânia Mostra Curtas”, ressaltando a contribuição do festival na democratização audiovisual, capacitação profissional e formação de público para o cinema nacional. Totalmente gratuito.

Com mais de duas décadas de história, o festival é um espaço importante para a exibição, capacitação e difusão do cinema brasileiro, além de ser um fórum para discussão e reflexão sobre questões relacionadas ao setor audiovisual. Para saber mais: goianiamostracurtas.com.br/22/public/

Parceiros

A Goiânia Mostra Curtas é um festival realizado e idealizado pelo Icumam Cultural e Instituto, que acontece desde 2001. Esta 22ª edição, em 2023, é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com patrocínio da Rodonaves Transportes e Apoio Institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e do Paradiso Multiplica.

Serviço:

22ª Goiânia Mostra Curtas 

Teatro Goiânia e Vila Cultural Cora Coralina

Av. Tocantins, Centro – Goiânia – GO 

3 a 8 de outubro de 2023 

Masterclass: “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas

7 de outubro 2023 

10h às 12h

Sala Multimídia João Bênio – Vila Cultual Cora Coralina 

Aberto ao público interessado (espaço sujeito a lotação)

  • https://stm16.xcast.com.br:7334/