Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Gu Paz convida psicóloga Alessandra Ludwig para live sobre saúde mental no isolamento social

Com a pandemia e o isolamento social sem previsão de acabar, a saúde mental das pessoas não tem dado conta de tantos problemas decorrentes disto. O influenciador Gu Paz, após receber comentários negativos a respeito de sua postura em relação a um tema sério como este, decidiu realizar, no último dia 11 de abril, uma live em seu Instagram com a psicóloga Alessandra Ludwig a fim de abordar temas importantes sobre saúde mental, depressão, ansiedade e solidão sob a ótica de uma pessoa especializada no assunto.
“Recebo muitas mensagens de fãs que usam meu direct até mesmo como um diário, pois elas desabafam comigo e eu me sinto na obrigação de ajudar, justamente por ter um enorme carinho por essas pessoas. Porém, eu não sou um especialista, e fui duramente criticado por não me posicionar e não dar ‘conselhos’, então o melhor a se fazer é conversar com alguém capacitado para vocês sentirem que não estão sozinhos”, declara Gu Paz.
Com a participação da psicóloga Alessandra Ludwig, diversos assuntos foram abordados no com o objetivo de esclarecer e demonstrar afeto, mesmo que de forma digital, ao público majoritariamente jovem que acompanha a carreira do influenciador. Questões como ansiedade, solidão, falta de motivação e depressão estiveram em pauta e o público pôde entender que até mesmo os seus ídolos também são humanos e passam por problemas semelhantes.
“No começo eu senti muito essa coisa de solidão. Eu ficava sozinho em casa, longe dos meus amigos, tive muita dificuldade para começar a puxar assunto com as pessoas, de socializar. Eu pensei, também, que esse momento seria um período de férias, mas a vida não parou. Então o jeito foi se readaptar a essa rotina normal e continuar vivendo”, destaca o influenciador.
Ficar atento ao que se está sentindo é importante para você e para o outro
Episódios de tristeza, solidão ou ansiedade persistentes dizem muito sobre a saúde mental do indivíduo, e devem ser levados a sério porque nem todos vão saber lidar da mesma forma com os sentimentos.
“Cada pessoa vai encarar o momento de uma forma. Algumas conseguirão se manter bem durante esse período, mas outras podem ficar bastante afetadas. A atenção a esses sintomas, para si e para o outro, já é um bom motivo para simplesmente ter uma conversa, e perguntar ‘como foi o seu dia? Como você está?’, isso já ajuda bastante, em um primeiro momento.”, explica a psicóloga Alessandra Ludwig.
Gu Paz também enxerga problema nas brincadeiras feitas em redes sociais que ironizam sintomas mais severos da depressão. Falas que aparentemente são ditas “da boca para fora” revelam muito a respeito do indivíduo naquele momento. “As pessoas dizem coisas que parecem ser uma brincadeira, falam que querem morrer, mas isso é um sinal e os amigos dessa pessoa devem ficar atentos, porque indica muita coisa”, declara Gu Paz.
Apoio é fundamental, mas a presença dos especialistas faz a diferença
A saúde mental é uma questão que deve ser levada a sério, e por mais que os conselhos sejam repletos de boas intenções, o ideal é buscar ajuda com um especialista. “Há muitos canais que auxiliam as pessoas pela internet e um deles é o Centro de Valorização da Vida. É só entrar em contato pelo telefone ou via chat e um voluntário qualificado será capaz de prestar um auxílio paliativo a pessoa naquele momento. Os sentimentos existem para servir de alerta para muitas coisas e estarão com a gente para o resto da vida, então é importante que saibamos lidar bem com eles em todos os momentos da nossa vida, sempre que possível.”, declara a psicóloga Alessandra.
Expor os sentimentos é importante, e fazer isso com responsabilidade e de forma empática é a melhor maneira de conseguir superar esse momento difícil. A ajuda dos amigos e familiares é fundamental, sempre estando atento aos sintomas e a sua duração porque, em alguns casos, somente um especialista será capaz de prestar o auxílio adequado para cada situação.
De acordo com Vitor Nunes, CEO da da Starhub, a iniciativa do influencer diz muito a respeito de sua responsabilidade social. “Enquanto criador de conteúdo e sua capacidade de influenciar pessoas, o Gustavo não decepciona nunca. E agora ele está mostrando um lado dele que vai além da sua desenvoltura perante as câmeras, que envolve a sua sensibilidade, sua generosidade para com os seus fãs. É um rapaz muito inteligente, cuidadoso, e a realização da live demonstrou sua maturidade perante um assunto tão sério”.

Acompanhe todas as notícias do mundo da música, cultura pop, famosos, televisão, entrevistas e muito mais.
  • https://stm16.xcast.com.br:7334/