Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Atriz Lolita Rodrigues morre em João Pessoa aos 94 anos

A atriz, cantora e apresentadora Lolita Rodrigues, que foi uma das pioneiras da TV no Brasil, morreu na madrugada deste domingo (5) em João Pessoa, cidade onde morava com a filha desde 2015. Lolita tinha 94 anos, estava internada no Hospital Nossa Senhora das Neves e não resistiu a uma pneumonia.

A filha da artista, a médica Silvia Rodrigues, disse que o corpo de Lolita será cremado nesta segunda-feira (6), numa cerimônia restrita apenas à família.

Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, artisticamente conhecida como Lolita Rodrigues, nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em março de 1929, e faz parte da geração precursora da TV no Brasil. Ela cantou, por exemplo, o hino da TV brasileira no programa de estreia da TV Tupi, realizado em 18 de setembro de 1950.

Lolita começou a carreira artística participando de radionovelas e também como cantora na Era de Ouro do rádio no Brasil. O trabalho como atriz começou em 1957, quando interpretou uma cigana em “Corcunda de Notre Dame”, na TV Tupi. No papel, ela cantava, dançava e tocava castanholas.

Filha de espanhóis, Lolita teve a carreira permeada por personagens que falavam com sotaque castelhano. Em “Sassaricando” (1987), ela interpretou a espanhola Aldonza, mãe de Tancinha (Claudia Raia). Voltou a interpretar uma espanhola em “Terra Nostra” (1999), mais uma vez sendo mãe de Claudia Raia na ficção.

Em seu último trabalho na TV, a artista interpretou Noêmia, avó de Luciana (Alinne Moraes), na novela Viver a Vida (2009).

Amizade com Nair Bello e Hebe Camargo

Na época da morte do humorista, apresentador e diretor de teatro Jô Soares, em 2022, a famosa entrevista das amigas Lolita Rodrigues, Nair Bello e Hebe Camargo foi resgatada por internautas, que a elegeram como um dos momentos mais icônicos do Programa do Jô. Naquele momento, a filha de Lolita, Silvia Rodrigues, relembrou um pouco da amizade da mãe com as duas amigas inseparáveis.

  • https://stm16.xcast.com.br:7334/