Inscreva-se em nosso canal no YouTube.

Bloco do Boizão anima o Carnaval de Porto Ferreira

Fundado em 1934, completando 89 anos em Porto Ferreira, começou quando os Ferroviários vieram para Porto Ferreira para construir as ferrovias, e eles não tinham uma diversão carnavalesca, foi onde tiveram a idéia de fazer um boi de bambú coberto por lona, e foi aí que começou a tradição na cidade.

Com o passar dos anos, foram adicionadas figuras, entre elas a Nega Maluga, a Garrafinha, o Porquinho, entre outras, e nos dias atuais ainda são mantidos o Porquinho e a Nega Maluca.

O Boizão é dirigido pela Associação Carnavalesca Ferreirense Bloco do Boizão, que tem como presidente Édson Kannov, responsável por manter a tradição do bloco na cidade junto a toda diretoria.

As armações do boi são feitas de bambú e é coberto por lona preta, mantendo a tradição de sua fundação.

No dia do Carnaval o bloco reúne mais de 10 mil pessoas nas ruas, e a figura do Boi é colocada para correr atrás das pessoas de um lado para o outro, com duas pessoas carregando ele embaixo, simulando as toradas que tinham, onde as pessoas “fogem” do boi.

O programa Tô Na Fama! da Rede TV! esteve presente em um dos ensaios do Bloco do Boizão junto ao apresentador Thiago Michelasi, que fez uma matéria exclusiva contando um pouco mais sobre a tradição carnavalesta do bloco na cidade. Confira:

Saiba mais sobre o Bloco do Boizão através do Instagram: @bloco_doboizao

Confiram a programação completa dos desfiles de Carnaval de Porto Ferreira:

Os desfiles dos blocos acontecem na passarela do samba, na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, no Centro. Já a apresentação das baterias dos blocos e bandas, acontecem junto com a Feira Livre, na área da antiga Fepasa.

Mais informações ainda podem ser obtidas no Decreto nº 2.339, de 02 de fevereiro de 2023, publicado no diário oficial do município (Jornal do Porto) e hospedado no site da prefeitura: portoferreira.sp.gov.br/legislacao/decretos-oficiais

  • https://stm16.xcast.com.br:7334/